quinta-feira, outubro 11, 2007

NUTRIÇÃO E UM POUCO DE HISTÓRIA

Através dos tempos o homem desnvolveu capacidades para procurar os alimentos necessários para saciar a fome. Pode-se afirmar que foi o estimulante indespensável ao desenvolvimento das capacidades cerebrais dos primeiros hominídeos, que se distiguiam dos outros animais, não só pela sua fragilidade fisíca mas também pala sua astúcia.

O tipo de alimentação dos povos das diferentes regiões, ajuda-nos a compreender um pouco da sua história. Existe na verdade uma forte relação entre a localização geográfica de um povo e os seus hábitos e comportamentos alimentares.

Com a evolução dos tempos, tem surgido o conceito de nutrição clínica, assim sendo compreende-se que, erros e excessos alimentares sistemáticos, bem como o défice alimentar podem originar determinadas patologias, existem também as terapias alimentares que contribuiem no combate e prevenção de patologias.

O organismo necessita diáriamente de determinadas quantidades de nutrientes, necessidades essas que foram calculadas por meios e métodos científicos, assim sendo existem as doses diárias recomendadas em que todos esses valores nutricionais constam em tabelas, chamadas de tabelas nutricionais.

Devemos manter uma dieta adequada ás nossas necessidades, tanto em quantidade como em qualidade.

A carência de nutrientes, pode dar origem a vários problemas, habitualmente em países sub-desenvolvidos existe uma prevalência para estes problemas, e consequentemente a taxa de mortalidade é aumentada em relação a países desenvolvidos.

As necessidades energéticas de cada pessoa varia consoante, idade, sexo, peso, altura, estado de saúde e nível de actividade física.
No ser humano a alimentação é o combustivel usado para assegurar a sua sobrevivênçia, e para tal consome energia de três formas, METABOLISMO BASAL energia necessária para manter a correctamente todas as funções orgânicas em repouso, sendo o principal contribuinte para os gástos energéticos diários, que variam em média entre os 60 e 70%, EFEITO TÉRMICO a energia que gastamos para fazer a digestão dos alimentos e ACTIVIDADE FÍSICA que varia de pessoa para pessoa conforme o estilo de vida.

As necessidades energéticas diárias de cada um, terá de ser um valor suficiente para cobrir a soma do metabolismo basal, efeito térmico e nível de actividade física.

"A alimentação faz-nos pequenos ou grandes, imbecis ou inteligentes, frágeis ou fortes, insociáveis ou capazes de saudável convivência... No fundo somos o que comemos."
(Alimentação e saúde , Emilio Peres)