segunda-feira, outubro 08, 2007

HIPERTENSÃO

Exercicios fisicos são parte integrante da prática e preparação desportiva, mas são também utilizados em medicina com finalidades diversas. Cada vez mais os programas de exercicio fisico são prescritos com objectivos prófiláticos, tratamento e reabilitação de doenças .

Considera-se HIPERTENSÃO, a pressão arterial com valores acima de 140/90 em adultos com mais de 18 anos. Mas elevações ocasionais da pressão arterial ocorrem com exercicios fisicos, nervosismo, e consumo de drogas, tabaco, álcool e café.

A obesidade, hábitos de vida sedentários e excesso de sal são alguns dos potenciadores da HIPERTENSÃO, sendo chamada por muitos de "assassino silêncioso", pois na maioria dos casos não são observardos quaisquer sintomas durante anos.

ACTIVIDADE FISICA NA HIPERTENSÃO

Para que o exercicio fisico traga beneficios à que ter em atenção, o grau de doença, intensidade, frequênçia e duração de cada sessão de treino. O exercicio dinâmico aeróbio comprovadamente reduz a pressão arterial, no entanto um programa de treino para um hipertenso pode ser completado com alguns exercicios localizados, realizados também de forma dinâmica e de baixa intensidade. De acordo com as recomendações do ACSM, o treino cardiovascular deve ser realizado entre 40 a 70% da Fc Reseva, com uma frequênçia minima de 3 sessões p/semana e 30 a 45m de duração p/sessão.