domingo, outubro 07, 2007

ACTIVIDADE FISICA E OS JOVENS





NÃO DEIXE O SEU FILHO SER SEDENTÁRIO








O crescimento, o desenvolvimento, e a maturação são entidades
biológicas, psicológicas e sociais durante as nossas vidas.

Sabe-se que as nossas prestações fisico-desportivas tem uma relação com a idade, na fase da adolescência devemos ter em especial atenção, todas as características fisicas e psicológicas do adolescente.

Falamos de crescimento para nos referirmos, ao incremento quantitativo das dimensões corporais e variações absolutas que ocorrem até aos 19-21 anos. A actividade fisica deve proporcionar aos jovens, uma melhoria de todo o sistema locomotor, e consequentemente um desenvolvimento harmonioso.

Não será errado afirmar que o incentivo à actividade fisica na infânçia e na adolescência, é de especial importânçia, tanto nos beneficios directos durante o crescimento, como mais tarde equanto adulto. Será assim mais fácil a prevenção de certas patologias.

As contra indicações para o exercicio nos jovens, são habitualmente pouco frequentes, podendo ser relativas e/ou transitórias.

De acordo com especialistas, nas suas maiores convicções quanto a programas de treino com jovens, a chave do sucesso recai na, apredizagem dos gestos técnicos e na segurança de execução dos exercicios. Quanto maior for o dominio de qualquer jovem atleta na execução dos exercicios, menores são os riscos de lesão.

RECOMENDAÇÕES METODOLÓGICAS

O treino de força máxima, tem nos 14-15 anos para rapazes, e nos 12-14 anos para raparigas, as idades mais favoráveis para este tipo de treino, embora com bastantes precauções

O treino de força explosiva tem a sua fase alta de desenvolvimento, entre os 11-15 anos nos rapazes, e raparigas entre os 11-14 anos.

O treino de força resistênçia ocorre, entre os 12-15 anos nos rapazes e raparigas, sendo para ambos um excelente periodo para o desenvolvimento deste tipo de treino.

" Ser Atleta é opção, mas a prática de exercicio é obrigação "