sexta-feira, dezembro 12, 2008

TERMOGÉNICOS

Por motivos estéticos é cada vez mais usual escolherem-se os meses de verão para equilibrar a balança e adelgaçar a silhueta.
Médicos, nutricionistas, fisiologistas do exercício e outros profissionais da área do exercício e da saúde, insistem em mudar esta cultura da população em geral, ou seja, os cuidados com o peso e o excesso de gordura devem ser mantidos de forma permanente.
Alimentação, suplementação, exercido físico e alguns tratamentos estéticos, combinados são a chave para alcançar esses objectivos.
Perder gordura exige força de vontade.
Os mais recentes estudos científicos tem identificado uma categoria de agentes naturais, cujas propriedades facilitam a perca de gordura.
São os termogénicos, são componentes à base de plantas e nutrientes, estimulam o metabolismo aumentando o gasto energético e a utilização da gordura.
O que significa perder peso com menos esforço.
Contudo uma das regras básicas num regime de emagrecimento, é o aumentos do metabolismo, que é determinado por quatro factores. São eles:
Taxa de metabolismo basal - Indica a quantidade de calorias a ingerir para manter o equilíbrio orgânico e energético na ausençia de actividade física.
Actividade Fisica - Apesar do treino de força queimar menos calorias que o treino cardiovascular, estimulando o aumento da massa muscular, estimula-se o aumento do metabolismo e consequentemente a diminuição da gordura corporal.
Composição corporal - Quanto maior for o nível de massa muscular, mais calorias o nosso organismo consegue queimar, pois o músculo é um excelente consumidor de calorias.
Efeito térmico - É a energia que o nosso organismo gasta para digerir os alimentos e transforma-los em energia, por isso quanto mais vezes comer melhor.
Dietas muito restritas normalmente acabam por não funcionar porque reduzem a ingestão de alimentos, quanto menos vezes se comer, menos o metabolismo é forçado a iniciar a digestão, um processo que, só por si, queima calorias.
Para perder peso, devem fazer-se cinco a sete refeições por dia, em vez das habituais três.
Segundo um estudo publicado em 2002 pelo Journal of American College of Nutrition, as dietas hiperproteicas lácteas magras aumentam a termogénese, reduzem mais a gordura corporal e estabilizam mais eficazmente os níveis de açúcar no sangue.