sexta-feira, dezembro 19, 2008

PERDER PESO

Ao falarmos de perda de peso, não nos podemos esquecer que o processo de emagrecimento começa nos hábitos alimentares.
Deveremos ter preocupação em controlar os aspectos qualitativos e quantitativos dos alimentos que ingerimos, nunca esquecendo de realizar cerca de 6 refeições diárias.
Seguidamente, a nossa preocupação deverá ser a de gastar as calorias que ingerimos.
Pois, o processo de emagrecimento, resulta de um balanço calórico negativo.
Isto quer dizer, que devemos gastar mais Kcal, que as que ingerimos.
Se diariamente ingerimos 3000 Kcal e gastamos apenas 2500 Kcal. Este balanço calórico é positivo e deste modo nunca conseguiremos perder peso.
Quando um individuo com excesso de peso toma a atitude de querer emagrecer, primeiramente tem de ter força de vontade e acreditar plenamente que vai conseguir chegar ao objectivo. Objectivos esses, que devem ser os mais realistas possíveis, passando por várias etapas até alcançar o seu objectivo final.
Para isso não basta apenas fazer um dieta rigorosa. Estudos científicos mostram, que uma dieta conjugada com o exercício físico traz melhores resultados do que realizar ambos separadamente.
Devemos ter em atenção as dietas rigorosas, são processos de transformação demorados, as dietas rigorosas ao prolongarem-se por algum tempo podem trazer consequências negativas para o nosso organismo. Consequências essas que resultam em perda de massa muscular, atrofia de músculos, cansaço rápido e fraqueza entre outras.
Relativamente ao exercício, devemos combinar, treino treino de força com treino aérobio. Isto porque durante o trabalho aeróbio, de longa duração, maior será a participação de gordura como substrato energético, o treino de força porque um músculo mais desenvolvido consome mais energia, logo mais Kcal despendidas.
No processo de emagrecimento, deveremos criar várias metas, para que este processo decorra por etapas.

Não deixe de contactar profissionais especializados, na área do exercício e da nutrição, pois estes iram ajudá-lo a atingir os seus objectivos, utilizando critérios científicos e rigorosos na prescrição de exercício físico e no controle da sua alimentação, onde tudo será adequado ás suas necessidades.