Em busca de ganho de massa muscular e com medo de aumentar a gordura corporal, muitos atletas reduzem drasticamente o consumo de gordura, mas na prática esse tipo de comportamento pode prejudicar a saúde e a performance.
Será importante relembrar que a gordura tem funções importantíssimas no equilíbrio e bom funcionamento orgânico.
A gordura, transporta e armazena as vitaminas lipossoluveis (A, D, E, K), fornece elementos essenciais para a formação de células do sistema imunitário, protecção de órgãos, e regulação da temperatura corporal.
De acordo com a American Dietetic Association e American College of Sports Medicine, a alimentação de atletas que buscam um melhor desempenho físico sem deixar de lado a saúde, deve conter um percentual de gorduras entre os 20 e os 25% das colorias totais diárias.
Além do aspecto quantitativo, deve ser dada a devida atenção à qualidade da gordura que ingerimos.
Existem 4 tipos de gorduras nos alimentos, a gordura SATURADA está naturalmente presente nos alimentos de origem animal, a gordura HIDROGENADA que é produzida artificialmente e adicionada aos produtos alimentares industrializados, e as gorduras POLIINSATURADA e MONOINSATURADAS que estão maioritariamente nos óleos vegetais e margarinas.
Todas elas tem o mesmo valor calórico, 9 kcal/grm, mas todas elas agem de forma diferente, as gorduras SATURADAS e as HIDROGENADAS tem uma acção semelhante e são vulgarmente conhecidas por gorduras más, as gorduras POLIINSATURADAS e as MONOINSATURADAS são as gorduras boas.