sábado, janeiro 26, 2008

MITOS & MENTIRAS

Nos dias que correm somos bombardeados com muita informação de variadíssimas áreas e temas por revistas, jornais, televisão e Internet, mas existe um problema relacionado com toda esta informação, a sua fiabilidade.
Em 1995 o National Institute of Health, o Center for Disease Control and Prevention e o American College of Sports Medicine, realizaram congressos internacionais para a discussão de toda literatura existente sobre Actividade Física.
Contrariando muitos dos mitos e mentiras que circulam sem qualquer fundamento cientifico, com base nas publicações decorrentes desses encontros, comento alguns desses mitos.
"ACTIVIDADE FÍSICA MÍNIMA É O IDEAL"
O consenso estabelecido foi que actividade física diária que promova um desgaste calórico médio diário de 200 kcal, já é o suficiente para diminuir o risco de desenvolvimento de doenças cronicas. No entanto pessoas mais activas apresentam riscos menores.
"O TREINO COM PESOS DIMINUI A FLEXIBILIDADE E A VELOCIDADE"
Diversos artigos documentam os efeitos opostos a essas afirmações.
Além disso a expriência empírica de treinadores e atletas de diversas modalidades, comprova que os seus desempenhos e performances estão associados ao treino com pesos.
"EXERCíCIOS COM PESOS POTENCIAM A HIPERTENSÃO"
Existem artigos científicos que comprovam a redução da pressão arterial em pessoas treinadas com pesos, mesmo sendo como segunda opção visto que se deve incidir no treino cardiovascular em pessoas com hipertensão, o treino com pesos tem efeitos benéficos em hipertensos.
"OS EXERCíCIOS AERÓBICOS SÃO MAIS SAUDÁVEIS"
De acordo com várias pesquisas, diversos tipos de actividade física apresentam os mesmos benefícios para a saúde, quaisquer que sejam as características do metabolismo energético e da contracção muscular, diferindo apenas com relação ao grau e ao tipo de aptidão física.
"OS EXERCÍCIOS COM PESOS REPRESENTAM GRANDE RISCO DE LESÕES"
As estatísticas demonstram que a incidência de lesões músculo-esqueléticas é muito baixa em programas de treino com pesos devidamente orientados.
"TREINOS COM PESOS PREJUDICAM O CRESCIMENTO DOS ADOLESCENTES"
Nunca foram evidenciados malefícios para o crescimento ou para as cartilagens articulares de adolescentes que treinem com pesos.
Aliás existem evidencias que sugerem o beneficio de treino com pesos na adolescençia tendo um efeito preventivo contra o risco de lesões em praticantes de outras modalidades