sábado, janeiro 26, 2008

A FASE DE ADAPTAÇÃO

Para tudo o que nos propomos ou somos sujeitos, precisamos de nos adaptar, na actividade física a adaptação não será uma excepção.
Com alguns anos de expriênçia na área do exercício, venho com o passar do tempo a constatar que muitos, e apesar do aconselhamento e supervisão nas salas de exercício, ignoram a fase de adaptação num programa de actividade física, objectivando os resultados rápidos, efectuam-se treinos indevidos e outras variadíssimas incoerências. Muitas vezes e principalmente entre os jovens, existem uma maior vontade em obter ganhos de massa muscular de forma rápida, fazendo com que ao fim de poucas semanas de treino alterem treinos e aumentem cargas. E na maioria das vezes sem noção de como esse facto os possa prejudicar.
Todo e qualquer programa de treino precisa de adaptação anatómica e fisiológica.
Não estou com isto afirmar que é errado aumentar cargas nos exercícios, mas os aumentos excessivos podem ser prejudiciais, numa fase de adaptação não se devem efectuar exercícios com cargas próximas do limite.



Se pretende fazer da musculação uma actividade para a vida toda, se não tem pressa de alcançar os resultados e se tem a noção de que passo a passo chega aos seus objectivos, então pode fazê-lo beneficiando a sua saúde, basta que treine sob orientação e supervisão de profissional especializado.