domingo, maio 11, 2008

TREINO DE FORÇA E OS JOVENS


O treino com pesos para adolescentes, é uma area ainda controversa para alguns profissionais da area do exercício e população em geral.
Desde à muitos anos que os adolescentes tem vindo a ser desmotivados para a prática de treino de força, com receios que este tipo treino venha a causar eventuais problemas ostearticulares.
Com o passar do tempo e de acordo com a minha expriênçia profissional em ginásios, não tenho verificado problemas relacionados a lesões sérias em adolescentes causadas pelo treino de força. Com as devidas precauções os riscos são bastante limitados, e como não se deve negligenciar a saúde de ninguém, especialmente quando trabalhamos com adolescentes, existem pontos a considerar:

- Mesmo que o adolescente treine com pesos, deve também efectuar outro tipo de actividades que envolvam desenvolvimento da coordenação, agilidade e componente cardiorespiratória.

- O treino para adolescentes deve ter maior volume e menor intensidade, ou seja, mais repetições e menor carga.

- Inicialmente deve-se optar por exercícios de fácil execução.

-Aquecimento e retorno à calma são indispensáveis.

-O treino deve ser prescrito e supervisionado por profissionais especializados.

Para todos aqueles que se possam interessar por este tema e para que não restem dúvidas, faço duas sugestões bibliográficas;
Sewall e Micheli, L.J. STRENGTH TRAINING FOR CHILDREN
Weltman, A. THE EFECTS OF STRENGTH TRAINING IN PUBERTAL