segunda-feira, maio 12, 2008

DIABETES

A Diabetes Mellitus caracteriza-se por uma menor produção do hormônio Insulina, provocando aumento dos níveis da glicose sanguínea.
As causas podem ser várias, tais como hereditariedade, obesidade, alimentação desequilibrada, sedentarismo, idade, etc...
A Organização Mundial de Saúde classifica um individuo como Diabético, quando os níveis de glicose no sangue se encontram em valores acima dos 140mg/dl. Existem duas variantes da Diabetes, tipo I e tipo II.
DIABETES MELITO TIPO I
Os Diabéticos tipo I são também conhecidos por insulino dependentes, pois são caracterizados por apresentarem quadros de baixos níveis de insulina ou mesmo inexistência de produção da mesma.
"A Diabetes tipo I instala-se de forma mais rápida e é mais difícil de controlar e é tratada por injecções de insulina." (Pollock 1993)
DIABETES MELITO TIPO II
Os Diabéticos tipo II são frequentemente denominados como não insulino dependentes, existem neste caso moléculas defeituosas de insulina que não são eficientes para fazer com que a glicose não entre na corrente sanguínea.
"A Diabetes tipo II instala-se, geralmente de forma insidiosa, e resulta de uma produção reduzida de insulina pelo pâncreas ou de uma diminuição da sensibilidade dos receptores celulares à insulina. É tratada inicialmente com dieta e exercício, agentes hipoglicemantes orais." (Pollock 1993)
EFEITOS DA ACTIVIDADE FÍSICA
A prática de exercícios provoca a elevação da sensibilidade dos tecidos à insulina, e, com isso, a tolerância à glicose aumenta, permitindo dessa forma, menor restrição de glícidos.
A actividade física é útil para optimização das capacidades funcionais, controle de peso, modulação dos níveis glicêmicos e redução de outros factores de risco para o desenvolvimento de patologias cardiovasculares.
RECOMENDAÇÕES
Segundo o ACSM, um Diabético deve exercitar-se 5 a 7 dias por semana, apesar do treino poder ser complementado com treino de força, a actividade predominante deve ser a aeróbia com 30 a 40 minutos por sessão com intensidades compreendidas entre 50 a 60% do VO2máximo.