sábado, maio 17, 2008

O VERÃO E AS DIETAS

Na tentativa de alcançar a barriguinha perfeita, muitas pessoas recorrem a regimes mirabolantes, que prometem a perda de peso em pouco tempo, ficando sem comer muitas horas e por vezes até dias. Aliciadas pelas revistas que mostram modelos com corpos perfeitos e receitas mágicas de emagrecimento.
PESADELO - O sonho de se tornar uma pessoa magra e saudável pode acabar por se tornar num pesadelo. Algumas das consequências das dietas radicais e mal geridas são, tonturas, falta de energia, anemia e até desmaios, em certos casos acabam por se desenvolver determinadas patologias. Qualquer regime radical e descontrolado traz consequências negativas ao organismo, além disso e nestes casos é muito provável que se volte a recuperar rapidamente o peso perdido.
Para emagrecer não é de um dia para o outro e de forma rápida como todos gostariam, é preciso adoptar uma nova postura de vida, baseada em novos hábitos alimentares e exercício.
DEVAGAR E SEMPRE - Perder peso de uma forma saudável é, assim, uma questão de tempo, disciplina, determinação e paciência, o mais adequado é que se perca 0,5kg e 1,5kg por semana.
Mais do que isso, a perda pode estar a ir além da gordura.
Geralmente o que ocorre é uma perda maior de peso no inicio do tratamento, mas a tendência com o tempo è a estabilização.
TRATAMENTOS - Embora o tratamento da obesidade deva ser personalizado, em geral o mais correcto é aliar a restrição calórica à prática de exercício.
O exercício é importante porque ajuda significativamente na perda de gordura e no aumento de massa muscular.
PREVENÇÃO - Além do factor estético, que chega na maior parte das vezes a ser uma obsessão de verão, a perda e manutenção do peso estão directamente relacionadas com a prevenção e tratamento de determinadas patologias.
Além de grandes melhorias da componente cardiovascular, alguns quilos a menos, também podem resultar numa injecção de auto-estima, o que não representa qualquer contra-indicação para a saúde das pessoas.
ALIMENTE-SE DE FORMA ADEQUADA, EXERCITE-SE COM REGULARIDADE E SINTA-SE BEM!!!