segunda-feira, junho 21, 2010

MOTIVAÇÃO PARA TREINO E DIETA

Em psicologia motivação é uma espécie de energia psicológica ou tensão que põe em movimento o organismo humano, que tem influência na orientação do comportamento em direcção a um objectivo, nada mais é do que um motivo (impulso) interno que leva a acção.

O conceito de auto motivação trata-se da capacidade de se motivar a si mesmo sem que haja necessidade de que outro o faça, isto é, o próprio indivíduo encontra uma razão (motivo) e forças para realização de algo. Agora que entendemos estes conceitos, vamos ver como eles se aplicam no treino e na dieta.

Em todas as actividades existe a necessidade de que o atleta esteja motivado para o treinar. Nas modalidades individuais um indivíduo depende apenas de si mesmo para atingir o sucesso, não há ninguém para motivá-lo além dele mesmo, excepto em alguns casos onde existe o treinador ou parceiro de treino.

Outra questão interessante é que nem em todas as modalidades se exige uma dieta rigorosa, mas alguns atletas como os culturistas, necessitam de descanso e dieta controlados para alcançar o sucesso. Fazendo com que o indivíduo esteja em estado de treino 24 horas/dia 7 dias/semana, o que muitas vezes o obriga afastar do convívio social, isto ao longo do tempo pode gerar stress no atleta, gerando tensão mental e desmotivação.
Na prática percebe-se que é bem mais difícil estar motivado para a dieta do que para o treino (o número de pessoas que treinam é superior que as que fazem dieta), a não ser que faça parte de um grupo de pessoas com genética privilegiada, que podem comer o que querem e mesmo assim atingem bons resultados, entretanto, não é o caso da maioria das pessoas.

Para treinar, um personal trainer, um treinador ou um parceiro podem ajudar, mas para a dieta é um pouco mais complicado, pois enquanto gastamos em média apenas 60 a 90 minutos por dia a treinar, a dieta exige dedicação 24 horas por dia durante pelo menos 6 dias por semana. É necessário estar-se muito focado no objectivo que pretende alcançar.

Segundo Arnold Schwarzenegger a tensão mental e a preocupação podem drenar o corpo e afectar não somente nos treinos, mas também nos resultados. Uma atitude mental positiva deve existir 24h por dia. Este tipo de pensamento e de atitude deve ter aplicação em tudo, a forma metódica e disciplinada como conduz a sua vida. Você deve estar concentrado nos seus objectivos, estabelecer objectivos realistas e subir um degrau de cada vez com muita força e vontade de chegar ao cimo das escadas. Os pensamentos não devem estar dispersos e sim focados sempre naquele algo que tanto quer.


Quando se pretendem resultados de excelência não se pode facilitar, é necessário concentração e disciplina.Nunca falte ao treino desculpando-se a si mesmo com cansaço ou desânimo. Existem várias maneiras de se auto motivar, descubra o que o motiva, persista e não tenho duvidas de alcançará o que deseja.