segunda-feira, julho 19, 2010

FASE EXCÊNTRICA (NEGATIVA) DO MOVIMENTO

A fase excêntrica efectuada de forma correcta potencia o ganho de força, a hipertrofia, o metabolismo e as condições nutricionais do tecido. Possivelmente já foi alertado(a) pelo seu personal trainer ou instrutor para efectuar a fase negativa do movimento de forma mais lenta. Mas porquê? Pois bem, temos que entender que, flectir ou estender uma articulação não é o mesmo que treinar o músculo. Ou seja, dobrar o joelho é bem diferente que treinar o isquiotibial.
Sabe-se que a contracção muscular é composta por duas fases, a fase concêntrica (positiva) do movimento, ou seja quando movemos um determinado peso, e a fase excêntrica (negativa) do movimento.
A diferença entre ambas as fases é o numero de fibras usado para efectuar o movimento. Na fase concêntrica são utilizadas mais fibras musculares do que na fase excêntrica, o que quer isto dizer? É que temos um aumento relativo no trabalho de cada fibra muscular durante a fase excêntrica, com isto obrigamos o tecido adaptar-se, promovendo a força e as condições nutricionais para que possa ter ganhos significativos quando o objectivo é a hipertrofia.

E agora vai dar atenção à negativa do movimento?

Bons treinos!!!