quinta-feira, julho 23, 2009

DIETAS E MAIS DIETAS

Cada vez mais surgem dietas criativas e restritivas em busca de um corpo de sonho.
Mas a maioria das pessoas pergunta;
Estas dietas funcionam?
Claro que todo o programa alimentar que venha a restringir o aporte calórico diário vai resultar em perda de peso, pelo menos no início.
Eu prefiro perguntar;
Estas dietas proporcionam um emagrecimento saudável e duradouro? Nem sempre...
Existem determinadas dietas que são extremamente restritivas, já que excluem da alimentação grupos alimentares importantes, que, segundo estas dietas, justificam a perda de peso.
Uma alimentação desequilibrada pode resultar em carências nutricionais que consequentemente causará o desequilibrio orgânico.

Estas dietas definitivamente causam perda de peso, mas é importante saber que, quando existe restrição calórica, o organismo busca energia nas reservas de gordura e de massa muscular. Quando essa restrição é muito intensa o organismo não consegue recuperar o tecido muscular, perdendo assim massa magra.

O tecido muscular é mais activo que a gordura.
Portanto, quanto menos tecido muscular, menor é o gasto calórico diário (ocorre diminuição da taxa de metabolismo basal), o que torna cada vez mais difícil a perda de gordura.

Por isso, o ideal para se perder peso, é iniciar uma estratégia onde combina a reeducação alimentar com a actividade física regular.

Assim é possível perder peso naturalmente, oferecendo ao organismo os nutrientes necessários diariamente, sem colocar em risco a sua saúde.

É preciso ter consciência da mudança de estilo de vida, ou seja, que não adianta perder peso em duas semanas e em seguida retornar aos hábitos inadequados de costume, desta maneira, é quase certo que a gordura indesejada voltará.

MANTENHA-SE SAUDÁVEL, TREINE BEM E ALIMENTE-SE MELHOR AINDA!!!