terça-feira, junho 02, 2009

HIPERTENSÃO

Hipertensão Arterial é responsável por elevado número de complicações cardiovasculares.

Os valores da pressão arterial de cada indivíduo são determinados pela pressão a que o sangue circula nas artérias do organismo, em consequência da acção de bombeamento que o coração efectua a cada pulsação.

A pressão máxima atingida durante a expulsão do sangue é a chamada pressão sistólica (pressão máxima). Em seguida, a pressão dentro das artérias vai descendo, à medida que o coração se relaxa. A pressão mais baixa atingida é a chamada pressão diastólica (pressão mínima).

A pressão ou tensão arterial de cada indivíduo varia de momento a momento, em resposta às diferentes actividades e emoções.
Considera-se que um indivíduo é hipertenso quando tem uma pressão arterial repetidamente superior ou igual a 140 mmHg para a sistólica e/ou 90 mmHg para a diastólica.

Não existe uma definição claramente estabelecida para os valores da pressão arterial nas crianças. Com a idade a pressão arterial tem tendência a subir. Contudo a pressão arterial elevada no idoso não deve ser considerada normal.

A adopção de um estilo de vida saudável não só é benéfico em termos de prevenção e controlo da Hipertensão, como de diversas outras doenças não transmissíveis (cancro ou diabetes) e bem como da saúde em geral.

A hipertensão é muito mais frequente nos indivíduos obesos e está, nestes indivíduos, associada a outros factores de risco cardiovascular.

Excesso de álcool, hábitos tabagicos, sal consumido em excesso, contribuem para elevar a pressão arterial. Está bem demonstrado que quando se alteram estes hábitos, a pressão arterial reduz.

O exercício físico regular reduz a pressão arterial. A actividade física proporciona outros benefícios, ajuda a emagrecer, reduzir a tensão provocada pelo stress, condicionar um sono mais profundo, melhorar a disposição e elevar as HDL (colesterol bom).

O hábito de fumar eleva a pressão arterial e agrava os efeitos nocivos da hipertensão sobre as paredes das artérias, acelarando a aterosclerose.
A adopção de um estilo de vida saudável constitui a melhor forma de prevenir a hipertensão arterial.

Habitualmente, a hipertensão arterial não provoca quaisquer sintomas (a única maneira de a detectar é verificando valores tensionais elevados, através da medição da pressão arterial). Em alguns casos, a hipertensão arterial pode, contudo, manifestar-se através de sintomas como dores de cabeça, tonturas, cansaço ou um mal-estar. No entanto, com o decorrer dos anos, uma hipertensão não tratada acaba por lesar os vasos sanguíneos e os órgãos vitais (o cérebro, o coração e os rins), provocando sintomas e sinais de alerta vários.

A hipertensão arterial, como doença crónica que é, não tem cura. Contudo, é possível um controlo eficaz, baseado na reformulação dos hábitos de vida, e, se necessário, também através de medicação.

A adopção de um estilo de vida saudável proporciona, geralmente, uma descida significativa da pressão arterial. A prática de uma alimentação equilibrada,nomeadamente uma redução no consumo de sal e de álcool, e de exercício físico regular são medidas recomendadas.

Para que o exercício físico traga benefícios à que ter em atenção, o grau de doença, intensidade, frequência e duração de cada sessão de treino.
O exercício dinâmico aeróbio comprovadamente reduz a pressão arterial, no entanto um programa de treino para um hipertenso pode ser complementado com alguns exercícios localizados, realizados também de forma dinâmica e de baixa intensidade. De acordo com as recomendações do ACSM, o treino cardiovascular deve ser realizado entre 40 a 70% da Fc Reserva, com uma frequência de 5 a 6 sessões p/semana e 30 a 45m de duração p/sessão.