terça-feira, junho 02, 2009

INTERVALOS CURTOS DE DESCANSO

Intervalos curtos de descanso entre as séries no treino de força podem aumentar a produção natural de hormônios anabólicos.

É comum encontrarmos nas salas de musculação alguns alunos preocupados apenas com a carga usada, muitas vezes negligenciando uma variável do treino, a periodização: o intervalo de recuperação entre as séries.

Estudos comprovam que um intervalo curto de recuperação entre séries diminui o número máximo de repetições realizadas no exercício, ou seja, se o objectivo do aluno for evitar o decréscimo do número de repetições no decorrer das séries, o ideal é que o intervalo de descanso seja suficiente para que o aluno se recupere entre as series.

Porém intervalos curtos de recuperação também têm seus aspectos positivos, principalmente em relação às produções hormonais. Já se encontra em literatura que intervalos curtos de descanso podem aumentar a produção de hormônios anabólicos durante o exercício.

Um intervalo de recuperação curto pode provocar um estado anabólico no indivíduo. Esse possível estado anabólico do individuo pode contribuir para que haja um aumento do tamanho do músculo, da força máxima, da potência dos músculos treinados e de adaptações do sistema neuromuscular.

Alguns especialistas defendem que não existe um intervalo de descanso "ideal" quando se trata de treino de força, mas sim de uma correcta periodização do treino, visando o objectivo do aluno naquele determinado período do treino.