segunda-feira, outubro 27, 2008

SONO / DESCANSO


Todos nós sabemos, que para ter um bom estado de saúde devemos-nos alimentar de forma equilibrada e exercitar regularmente. Mas, na verdade, dormir bem à noite, de preferência todas as noites, é tão importante como a alimentação e a actividade física.
A visão que temos sobre o sono em geral, tem mudado ao longo do tempo.
Na sociedade de hoje há muitos que pensam que o sono é um mal necessário, é tempo que temos que desperdiçar. Existem variadíssimas coisas que gostaríamos de fazer, as coisas para as quais temos que ter os olhos abertos e estar despertos.
Esta é uma das razões por que hoje em dia se dorme cada vez menos.

Em média, temos cerca de oito horas de sono cada noite, embora esse número varie em função do indivíduo e estilo de vida. Algumas pessoas precisam de pelo menos 9 horas de sono para funcionar correctamente, enquanto outros dormem 6 horas e se sentem bem.

A razão porque é tão importante dormir o suficiente, é que nós, enquanto dormimos, ocorrem uma serie de fenómenos biológicos, e são eles os responsáveis por regenerar o organismo.
Se não se dorme bem, estamos a desregular o ritmo biológico, as funções regeneradoras do organismo não funcionam em pleno e corremos o risco de doença.

Além de reduzir a resposta imunitária do organismo, a falta de sono é um importante elemento que contribui para o sobrepeso e obesidade.
Muitas pessoas pensam que para ter e manter um corpo bonito e saudável, é apenas com alimentação equilibrada e exercício físico regular.

Se fazemos exercício físico, passa existir mais um factor importante para que tenhamos que dormir bem, porque é à noite durante o sono que os músculos se regeneram, por isso e com o passar do tempo ficam mais fortes se dormirmos bem.

Dicas para o bom sono:

Faça exercício com regularidade, vai-se sentir cansado e naturalmente você vai garantir sonhos doces.
Fazer actividades relaxantes (leitura, ver televisão, ouvir música tranquila) nas 3 horas que antecedem o sono.
Não vá para a cama fome, você precisa de um pouco de energia e combustível para o processo de regeneração.
Evite alimentos com açúcar e cafeína nas horas antes de ir para a cama.
Evite beber álcool antes de ir dormir.
Verifique se o seu quarto está quieto e escuro.
Evite tomar remédios para dormir, é um hábito fácil de criar e, a longo prazo vai perceber que tem mais malefícios do que benefícios.
Tente não ingerir líquidos em abundância antes de dormir. Com a bexiga cheia o mais provável é ter um sono interrompido.

Resumindo, o sono é tão importante como a alimentação equilibrada e a actividade física regular para que tenhamos maior qualidade de vida.