sexta-feira, julho 18, 2008

ABDOMINAIS

O passar do tempo e a experiência profissional, têm-me permitido entender que os padrões estéticos mudam de forma constante, em tempos o corpo masculino era valorizado pelo tórax e braços, e o corpo feminino pelos glúteos e coxas, hoje em dia já se podem observar os homens muito mais preocupados com as pernas e até mesmo os glúteos, e as mulheres com o tronco, mas existe uma parte do corpo que está sempre em evidência, a barriga.

Procuramos sempre controlar a quantidade de gordura na região abdominal. mas qual será a melhor solução para manter um abdominal definido?

EXERCÍCIOS AERÓBIOS
Este tipo de exercício ajuda a promover um maior gasto calórico e a elevar a queima de gordura.

MUSCULAÇÃO
Devidamente programada é uma boa ajuda na perda de gordura, óptima para o aumento de massa muscular.

ABDOMINAIS
Segundo alguns autores, a perda localizada de gordura com exercícios específicos é discutível.
Os exercícios para os abdominais ajudam a hipertrofiar e a fortalecer os músculos da região, tornandos mais estéticos.

DIETA
Se alguém lhe disser que tem conhecimento de uma dieta especial para perder gordura localizada, não acredite. Uma alimentação equilibrada ajuda sem duvida a reduzir a quantidade gordura, mas não especificamente na região abdominal.

POSTURA
A região abdominal por mais definida que seja, se não for acompanhada de uma postura correcta, pode ter a certeza que a tornará esteticamente desagradavel.

COMPORTAMENTO
Pode parecer estranho, mas o stress está intimamente ligado à tão indesejada barriguinha. O cortisol, hormônio libertado em situações de stress, tem algumas funções inconvenientes, como catabolizar o tecido muscular e acumular gordura na região abdominal.

As alterações hormonais ocorridas em situações de stress, estão directamente associadas à obesidade abdominal e suas comorbidades. (WEBBER-HAMANN, 2001)

Isto significa que estamos constantemente sujeitos a situações adversas a nível físico e/ou psicológico, por isso uma estruturação comportamental merece a sua atenção.

RESUMINDO
Não existem soluções mágicas, rápidas, eficientes e definitivas para resolver o problema estético do abdómen, contudo a combinação de exercício, alimentação equilibrada, postura correcta e hábitos saudáveis podem dar-lhe óptimos resultados.