segunda-feira, outubro 26, 2009

HIDRATAÇÃO ANTES,DURANTE E DEPOIS DO TREINO

A água é indispensável na regulação da temperatura corporal.
Durante exercícios intensos, em ambiente quente, a perca de água é elevada para a maioria das pessoas.
A perda de suor (sudorese) é uma resposta fisiológica para o controle da temperatura corporal por meio da secreção de água, mas esta perda de líquido nem sempre é compensada pela ingestão de líquidos e regulação da temperatura.
A desidratação prejudica a performance. Mesmo a leve desidratação pode prejudicar a capacidade de desempenho e impedir um atleta de atingir o seu melhor, podendo acarretar algumas consequências fisiológicas no nosso organismo, entre elas:
- O aumento dos batimentos cardíacos.
- Diminuição do fluxo sanguíneo, comprometendo assim o fornecimento de oxigénio e substrato energético para os músculos.
- Aumento da temperatura corporal.
- Diminuição do desempenho.
Na prática, isto significa uma redução na qualidade dos treinos e uma redução da resposta adaptativa. A desidratação severa é potencialmente fatal, uma vez que o exercício nestas condições promove uma rápida elevação da temperatura corporal e o início das complicações provenientes do calor.
Dicas práticas
-Até 1h antes do treino: ingestão de 500 ml de água.
-A ingestão de hidratos de carbono é essencial para a reposição energética e retardar a fadiga.
-Hidratar a cada 15-20 minutos de treino, 100-150 ml de água.
-Pesar antes e após do treino é um procedimento simples e efectivo para determinar a quantidade de água/líquidos que devem ser ingeridos após o treino, 1l de água/líquidos por kg perdido.