quarta-feira, Setembro 02, 2009

HIPERTROFIA E A FASE EXCÊNTRICA

O método super lento de treino é uma boa forma de variar o estímulo e favorecer a hipertrofia.
O uso da contração negativa, técnicamente conhecida como fase excêntrica da contração, onde o músculo alonga durante o tempo em que está sujeito a tensão, merece uma atenção especial durante o treino, se o objectivo for a hipertrofia.
Quando se usa à fase excêntrica da contração (negativa) o músculo recebe um estímulo diferente do habitual, pois além dele ter que mover determinada carga, ele terá que ser capaz de descê-la lentamente, e quando o músculo faz isso ocorre um grande atrito nos filamentos de actina e miosina, solicitando o músculo mais intensamente para concluir o exercício, ou seja, estimula mais fibras musculares.
Este princípio é aplicado no método super lento, onde a fase concêntrica é feita normalmente, levando aproximadamente 2 segundos, e a fase excêntrica é feita lentamente, levando cerca de 6 segundos.
Esta é uma dica para se diversificar e potencializar o treino, dar novos estímulos ao músculo e favorecer o seu desenvolvimento, e nesse caso, não se preocupe apenas em levantar grandes cargas, mas sim em dar um bom estímulo na fase excêntrica, ou negativa do movimento, e com certeza os resultados aparecerão.
Um exemplo de como usar esse método, é demorar cerca 2 segundos na fase concêntrica (positiva) quando move a carga, e 6 segundos na fase excêntrica (negativa) quando aguenta a carga.
BONS TREINOS!!!