segunda-feira, março 24, 2008

A CREATINA E A FUNÇÃO RENAL

A suplementação com creatina não compromete a função renal, é o que mostra uma pesquisa realizada na EEFE da USP.
A substância usada é habitualmente usada para melhorar as performances desportivas.
O estudo foi realizado em indivíduos saudáveis com idades médias de 24 anos, a ingestão de creatina foi combinada com um programa de actividade física regular moderada, e no final do estudo concluiu-se que não existia qualquer dificiênçia no funcionamento renal.
O estudo foi efectuado com dois grupos de indivíduos saudáveis mas com hábitos sedentários, submetidos à suplementação com creatina e actividade física durante 3 meses.
Nesse período um dos grupos foi sujeito a uma ingestão diária de 10 grms de creatina, e a suplementação não interferiu com a função renal.
O trabalho com creatina foi realizado no laboratório de Nutrição e Metabolismo aplicados à actividade física da EEFE, com a coordenação do Profº António Herbert Júnior, os marcadores foram obtidos em parceria com o Profº António Carlos Seguro do departamento de Nefrologia da Faculdade de Medicina da USP.
Os resultados da pesquisa foram publicados no " European Journal of Applyed Physiology" uma das mais importantes publicações internacionais na área da fisiologia.
"Saúde em Movimento"

domingo, março 23, 2008

ANTIOXIDANTES

O QUE SÃO ANTIOXIDANTES?

São substâncias que neutralizam os impactos negativos dos radicais livres no nosso organismo, protegendo-o dos vários processos de oxidação que danificam as células.
Os radicais livres estão frequentemente associados ao envelhecimento precoce e ao desenvolvimento de algumas patologias.

COMO SE PRODUZEM OS RADICAIS LIVRES?

Como parte da sua função normal, as células do nosso organismo produzem substâncias tóxicas (Radicais Livres), sendo estes responsáveis pela deteriorização de algumas células, todo este processo se deve a factores, tais como a idade, stress, consumo de tabaco e álcool, exercício físico intenso e alimentação desequilibrada.

COMO SE PODE DIMINUIR A PRODUÇÃO DE RADICAIS LIVRES?

Optando por hábitos de vida saudáveis, tendo uma alimentação equilibrada, iniciar um programa de actividade física regular mas de forma moderada e complementar com um suplemento nutricional antioxidante.

O QUE É SUPLEMENTO NUTRICIONAL ANTIOXIDANTE?

É um produto composto por vitamina A, C, E e SELÉNIO, todos com fortes propriedades antioxidantes.

QUAIS AS FUNÇÕES DOS NUTRIENTES ANTIOXIDANTES?

Vitamina A - Além da sua clássica influência sobre a visão, desempenha um vasto leque de funções no organismo, é necessária para a multiplicação saudável das células e melhora o sistema imunitário.

Vitamina C - Esta vitamina está fortemente responsável pela formação do colagénio e outros constituintes celulares em tecidos, como a derme, dentes e ossos.
Contribui significativamente no combate aos radicais livres.

Vitamina E - Vitamina fortemente antioxidante, tem um papel fundamental na prevenção da oxidação dos ácidos gordos polisaturados. Evita a multiplicação dos radicais livres.

SELÉNIO - Oligo-elemento que existe em quantidades mínimas do nosso organismo e é essencial na alimentação diária para a manutenção de um sistema celular saudável, indicado como coadjuvante das defesas do organismo em processos degenerativos, neutralizando a acção dos radicais livres.