quarta-feira, fevereiro 10, 2010

CURL COM BARRA E A EPICONDILITE

Curl com barra em w ou barra direita?
Efectuar agarre fechado ou aberto?
Quais os riscos e benefícios?
Estas são questões discutidas por muitos frequentadores de ginásios e academias.
Segundo alguns autores, o curl com barra em w com agarre aberto, dá um maior ênfase à cabeça curta do bícipe enquanto que outros autores defendem que o curl efectuado com a barra direita e agarre aberto dá um maior ênfase à cabeça longa do bícipe.
Mas o uso excessivo da barra direita para efectuar o curl, aumenta o risco de desenvolver epicondilite, devido ao stress articular na cápsula articular do cotovelo.
A epicondilite normalmente começa por se manifestar com uma leve impressão dolorosa no cotovelo, se o esforço dessa articulação for continuado a dor vai aumentando progressivamente, toda a zona afectada fica sensível ao toque sentindo-se mais dor.

Deve procurar um médico para que seja devidamente diagnosticado e tratado, em simultâneo deve interromper o esforço repetitivo e a sobrecarga local.
Um bom aquecimento, a técnica correcta de execução do exercício e os alongamentos ajudam a prevenir estes tipo de lesões.
Sempre que sentir algum tipo de dor ou desconforto na execução de qualquer exercício do seu programa de treino, não insista, interrompa o treino e comunique ao seu professor, instrutor ou personal trainer, certamente ajuda-lo-á na resolução do problema.