segunda-feira, outubro 27, 2008

SONO / DESCANSO


Todos nós sabemos, que para ter um bom estado de saúde devemos-nos alimentar de forma equilibrada e exercitar regularmente. Mas, na verdade, dormir bem à noite, de preferência todas as noites, é tão importante como a alimentação e a actividade física.
A visão que temos sobre o sono em geral, tem mudado ao longo do tempo.
Na sociedade de hoje há muitos que pensam que o sono é um mal necessário, é tempo que temos que desperdiçar. Existem variadíssimas coisas que gostaríamos de fazer, as coisas para as quais temos que ter os olhos abertos e estar despertos.
Esta é uma das razões por que hoje em dia se dorme cada vez menos.

Em média, temos cerca de oito horas de sono cada noite, embora esse número varie em função do indivíduo e estilo de vida. Algumas pessoas precisam de pelo menos 9 horas de sono para funcionar correctamente, enquanto outros dormem 6 horas e se sentem bem.

A razão porque é tão importante dormir o suficiente, é que nós, enquanto dormimos, ocorrem uma serie de fenómenos biológicos, e são eles os responsáveis por regenerar o organismo.
Se não se dorme bem, estamos a desregular o ritmo biológico, as funções regeneradoras do organismo não funcionam em pleno e corremos o risco de doença.

Além de reduzir a resposta imunitária do organismo, a falta de sono é um importante elemento que contribui para o sobrepeso e obesidade.
Muitas pessoas pensam que para ter e manter um corpo bonito e saudável, é apenas com alimentação equilibrada e exercício físico regular.

Se fazemos exercício físico, passa existir mais um factor importante para que tenhamos que dormir bem, porque é à noite durante o sono que os músculos se regeneram, por isso e com o passar do tempo ficam mais fortes se dormirmos bem.

Dicas para o bom sono:

Faça exercício com regularidade, vai-se sentir cansado e naturalmente você vai garantir sonhos doces.
Fazer actividades relaxantes (leitura, ver televisão, ouvir música tranquila) nas 3 horas que antecedem o sono.
Não vá para a cama fome, você precisa de um pouco de energia e combustível para o processo de regeneração.
Evite alimentos com açúcar e cafeína nas horas antes de ir para a cama.
Evite beber álcool antes de ir dormir.
Verifique se o seu quarto está quieto e escuro.
Evite tomar remédios para dormir, é um hábito fácil de criar e, a longo prazo vai perceber que tem mais malefícios do que benefícios.
Tente não ingerir líquidos em abundância antes de dormir. Com a bexiga cheia o mais provável é ter um sono interrompido.

Resumindo, o sono é tão importante como a alimentação equilibrada e a actividade física regular para que tenhamos maior qualidade de vida.

GANHAR PESO

Na sociedade de hoje, a maioria das pessoas incide sobre os crescentes problemas causados pelo excesso de peso.
No entanto, como existem pessoas que querem perder peso, existem também pessoas que querem ganhar peso / massa muscular.
As pessoas que têm a ganhar peso devem centrar-se nos conceitos da dieta e exercício físico de uma maneira um pouco diferente para as pessoas que necessitam de perder peso. Aqui estão algumas dicas sobre a forma de abordagem dieta e exercício para quem quiser ou precisar de aumentar o peso.

DIETA SAUDÁVEL
A dieta tem uma influência decisiva na sua capacidade para aumentar de peso. Por esta razão, é um bom princípio para começar a seguir bons conselhos sobre dieta, na medida do possível.
É especialmente importante que não sinta fome se quiser ganhar peso. Siga apenas as recomendações de um profissional especializado.

PROTEÍNAS
É muito importante ingerir as quantidades adequadas de proteínas, especialmente se seu objectivo é ganhar peso. A proteína é o nutriente que constrói o seu corpo, o que é decisivo para o ganho de massa muscular. As melhores proteínas são encontradas em carnes de ave e peixe. Também pode recorrer a um suplemento alimentar de proteína se fizer muito exercício.

ÁCIDOS GORDOS
Gordura é uma das fontes de energia humana mais importante. Se quiser ganhar peso, também é importante ingerir gordura várias vezes ao dia. Fontes de gorduras de alta qualidade são encontradas em peixes gordos, nozes e sementes.

EXERCÍCIO
O exercício físico é importante para todos, mas se quiser aumentar o peso e a força, exercícios com pesos proporcionam uma maior massa muscular, e ajudam a ganhar peso.

AGUA
É muito importante não esquecer de beber grandes quantidades de água durante o exercício. Uma boa dica é comer e beber imediatamente depois de fazer exercício.
Desta forma, a sua energia é reposta mais rapidamente e melhor será a recuperação.

E lembre-se muito não quer dizer bem, por isso não treine em demasia, procure a orientação e supervisão de um profissional especializado.

NOTICIA - HDL ELEVADO E ARTEROESCLEROSE

As drogas desenvolvidas para elevar o colesterol da HDL, lipoproteína conhecida como benéfica ao organismo humano, e a possibilidade deste mesmo colesterol, em determinadas condições, ter uma associação com a doença cardiovascular arterosclerótica, levaram a nutricionista Carla Evelyn Coimbra Nuñez a investigar as possíveis relações entre a hiperalfalipoproteinemia, que corresponde à HDL elevada, e a arterosclerose, doença crónica degenerativa das paredes das artérias e de carácter inflamatório.
A ideia foi verificar a relação num estágio anterior à instauração da lesão propriamente dita ou quando já está estabelecida, cujos sintomas mais frequentes são o aparecimento de doença coronariana e derrame.
O estudo foi desenvolvido no Laboratório de Lípides do Núcleo de Medicina e Cirurgia experimental da Faculdade de Ciências
Médicas, orientado pela professora Eliana Cotta de Faria. A base do estudo foi investigar, pioneiramente na população brasileira, os biomarcadores plasmáticos de oxidabilidade e inflamação nos portadores de hiperalfa. Segundo Carla, existia a hipótese de que os biomarcadores denominados Proteína C-reativa ultra-sensível, factor de Necrose Tumoral Alfa (TNF-alfa) e títulos de Auto-anticorpos contra a LDL-oxidada estivessem reduzidos nestes pacientes e que a HDL-colesterol tivesse uma relação inversa com a arterosclerose precoce.

Os resultados, contudo, foram em grande parte neutros. “Não se pode afirmar que a elevação do colesterol da HDL teve efeitos positivos ou negativos nos índices avaliados”. Uma justificativa para a surpresa nos resultados, explica, poderiam ser as características metabólicas específicas da população estudada e as faixas de concentrações da HDL.
Carla indica, porém, que as análises servem de referência para se observar alguns mecanismos que podem levar a mudanças na funcionalidade da HDL. “Entender esses mecanismos é fundamental para o desenvolvimento de novas terapias que tenham a elevação do colesterol bom como objectivo”.
Nesse sentido, relata que outras pesquisas em funcionalidade estão sendo realizadas pelo grupo, envolvido mais recentemente num projecto temático sobre a HDL, uma vez que há fortes evidências na literatura de que o colesterol da HDL elevado poderia ser pró-inflamatório.
A pesquisa, envolveu 223 pacientes atendidos no Hospital das Clínicas da Unicamp. Como grupo controle, com HDL entre 40 e 60 miligramas/dL, foram seleccionados 68 indivíduos. Os 155 restantes foram definidos como portadores de hiperalfalipoproteinemia por apresentarem HDL superior a 68 miligramas/dL.

O que Carla também encontrou nas suas investigações foi uma correlação inversa da actividade lipoproteína lipase com o TNF-alfa, o que aponta para um factor de protecção, benéfico contra o processo inflamatório e provavelmente aterosclerótico, na hiperalfalipoproteinemia muito alta.
Fonte: Saúde em Movimento