sexta-feira, julho 18, 2008

TREINO EM CIRCUITO



TREINO EM CIRCUITO, UMA FORMA MUITO EFECTIVA DO AUMENTO E MANUTENÇÃO DA CONDIÇÃO FÍSICA.

Vantagens do treino em circuito:

1-Amplo campo de aplicação, treino de alto rendimento, desporto escolar, manutenção, saúde.

2-Desenvolvimento, recuperação e manutenção da performance físico-desportiva.

3-Em relação aos diferentes métodos de treino, podem-se desenvolver de forma muito concreta e efectiva as capacidades gerais, força, velocidade e resistência.

4-As principais estruturas musculares são submetidas a esforços alternadamente.

5-A dose individual de esforço é fácil de determinar.

6-A efectividade do treino em circuito e suas variantes, aumentam a capacidade organizativa de fazer com muitas pessoas treinem em simultâneo, num espaço relativamente pequeno com limitações de equipamento.

7-O treino em circuito possibilita ao praticante/atleta a ter uma melhor percepção da sua capacidade actual, e a ser constantemente ambicioso para superar as exigençias do treino.

8-Aumenta a capacidade de movimentação num estado de cansaço produzido pelo treino.

O treino em circuito e suas variantes são formas efectivas de desenvolver a capacidade de recuperação, manutenção e aumento das prestações físicas de um individuo, aumentando a força, rapidez e a resistência. Estas capacidades desenvolvem-se em simultâneo com os correspondentes sistemas biológicos.

ABDOMINAIS

O passar do tempo e a experiência profissional, têm-me permitido entender que os padrões estéticos mudam de forma constante, em tempos o corpo masculino era valorizado pelo tórax e braços, e o corpo feminino pelos glúteos e coxas, hoje em dia já se podem observar os homens muito mais preocupados com as pernas e até mesmo os glúteos, e as mulheres com o tronco, mas existe uma parte do corpo que está sempre em evidência, a barriga.

Procuramos sempre controlar a quantidade de gordura na região abdominal. mas qual será a melhor solução para manter um abdominal definido?

EXERCÍCIOS AERÓBIOS
Este tipo de exercício ajuda a promover um maior gasto calórico e a elevar a queima de gordura.

MUSCULAÇÃO
Devidamente programada é uma boa ajuda na perda de gordura, óptima para o aumento de massa muscular.

ABDOMINAIS
Segundo alguns autores, a perda localizada de gordura com exercícios específicos é discutível.
Os exercícios para os abdominais ajudam a hipertrofiar e a fortalecer os músculos da região, tornandos mais estéticos.

DIETA
Se alguém lhe disser que tem conhecimento de uma dieta especial para perder gordura localizada, não acredite. Uma alimentação equilibrada ajuda sem duvida a reduzir a quantidade gordura, mas não especificamente na região abdominal.

POSTURA
A região abdominal por mais definida que seja, se não for acompanhada de uma postura correcta, pode ter a certeza que a tornará esteticamente desagradavel.

COMPORTAMENTO
Pode parecer estranho, mas o stress está intimamente ligado à tão indesejada barriguinha. O cortisol, hormônio libertado em situações de stress, tem algumas funções inconvenientes, como catabolizar o tecido muscular e acumular gordura na região abdominal.

As alterações hormonais ocorridas em situações de stress, estão directamente associadas à obesidade abdominal e suas comorbidades. (WEBBER-HAMANN, 2001)

Isto significa que estamos constantemente sujeitos a situações adversas a nível físico e/ou psicológico, por isso uma estruturação comportamental merece a sua atenção.

RESUMINDO
Não existem soluções mágicas, rápidas, eficientes e definitivas para resolver o problema estético do abdómen, contudo a combinação de exercício, alimentação equilibrada, postura correcta e hábitos saudáveis podem dar-lhe óptimos resultados.

segunda-feira, julho 14, 2008

MUSCULAÇÃO / CONCEITOS

FORÇA MUSCULAR
Capacidade de superação da resistência externa e da contra acção à resistência através de esforços musculares. (ZAKHAROV 1991)
Representa a capacidade do individuo para suportar ou vencer uma resistência. (MANSO 1996)
É a força que uma músculo ou grupo muscular pode exercer contra uma resistência num esforço máximo. (BAECHLE 1994)
É a força máxima ou nível de tensão que pode ser produzido por uma grupo muscular. (SAFRIT 1995)
A força nunca aparece, nos vários desportos, sob uma forma pura, mas constantemente como uma combinação de factores físicos de condicionamento da performance. (WEINECK 1989)
A força explosiva é a capacidade que o sistema neuromuscular tem de superar resistências com a maior velocidade de contracção possível. (HARRE 1976)
A força de resistência é capacidade do organismo resistir à fadiga muscular, em caso de performance da força de longa duração. (HARRE 1976)

sexta-feira, julho 11, 2008

AMPLITUDE DE MOVIMENTO

Com o passar do tempo é natural ficarmos ousados para mover cargas mais elevadas na sala de musculação, torna-se difícil desvincular o aspecto visível da quantidade de peso de um invisível aspecto qualitativo.
Este facto é uma constante nos utilizadores de ginásios do sexo masculino, que abrem mão da técnica correcta em função das cargas maiores, sendo com isto a amplitude o factor mais afectado.
Além da visão quantitativa existe outro aspecto na minha opinião muito mais obscuro, o famoso ângulo de 90º, esta angulação é usada como limite em quase todos os exercícios com sobrecarga, sem que exista alguma evidencia cientifica neste sentido.
Executar movimentos de amplitude completa é mais seguro e mais sensato.
Devemos ter em mente que as nossas estruturas musculares e articulares adaptam-se facilmente, um individuo que treine com amplitudes muito curtas, pode lesionar-se facilmente num movimento simples no dia-a-dia.
Os nossos movimentos naturais envolvem graus de liberdade muito altos acompanhados de variadíssimas velocidades.
Resumindo, faça movimentos com a maior amplitude possível, pois será mais benéfico para a sua saúde e para a sua estética.
NÃO SE ESQUEÇA, QUANTIDADE NÃO É QUALIDADE!!!

HIPERTROFIA / ALONGAMENTOS







Infelizmente e de forma infundada, ainda há quem diga que alongar impede a hipertrofia muscular.
Por isso vemos braços que não estendem totalmente e ombros projectados para a frente, enfim...

Muitos desconhecem que o alongamento não serve só como meio de profilaxia de lesões ou para a promoção da batidissima qualidade de vida.
Pois bem, na verdade os exercícios de alongamento podem favorecer anabolismo de duas maneiras distintas, aumentado o espaço físico dentro da fibra muscular e libertação de hormônios anabólicos.

Alguns autores acreditam que o alongamento da célula favorece o crescimento da fibra muscular por existir aumento do espaço físico, (HAUSSINGER 1993 e MILLWARD 1995).
Na prática existem diversas maneiras de aproveitar os exercícios de alongamento, ou seja, antes, durante e depois, o único cuidado a ter é a intensidade, pois o exagero pode causar lesões nos músculos e demais tecidos.
É interessante realçar que a maioria dos estudos refere-se aos alongamentos intensos como treino de flexibilidade.
Os alongamentos ajudam e muito no processo de hipertrofia.
NÃO IGNORE OS ALONGAMENTOS, ALONGUE-SE!!!