sábado, maio 17, 2008

ACTIVIDADE FISICA NA TERCEIRA IDADE

Existem cada vez mais evidências científicas que apontam o efeito benéfico de um estilo de vida activo na manutenção das capacidades funcionais durante o processo de envelhecimento.
Está comprovado cientificamente que os benefícios da actividade física na terceira idade são:
Melhoria da velocidade de caminhar.
Melhoria do equilíbrio.
Aumento do nível de actividade espontânea.
Aumento e/ou manutenção da densidade óssea.
Melhoria na ingestão alimentar.
Diminuição da depressão.
Prevenção e controle de determinadas patologias.
Uma das principais causas de acidentes e de incapacidade na terceira idade é a queda, que acontece por défice de equilíbrio, fraqueza muscular, anomalias visuais, alteração conjuntiva e consumo de medicamentos.
O exercício contribui na prevenção de quedas através dos seguintes mecanismos:
Fortalece os músculos posturais.
Melhora os reflexos.
Incrementa a flexibilidade.
Controla do peso corporal.
Melhora a mobilidade.
Diminui o risco de doença cardiovascular.
Segundo dados científicos e a opinião de vários especialistas, a participação em programas de exercício leva à redução de 25% no caso das doenças cardiovasculares, 10% no caso de Avc e doença respiratória cronica. Talvez o mais importante seja o facto que existe uma redução de 30 para 10% o numero de idosos incapazes de cuidarem de si próprios.

O VERÃO E AS DIETAS

Na tentativa de alcançar a barriguinha perfeita, muitas pessoas recorrem a regimes mirabolantes, que prometem a perda de peso em pouco tempo, ficando sem comer muitas horas e por vezes até dias. Aliciadas pelas revistas que mostram modelos com corpos perfeitos e receitas mágicas de emagrecimento.
PESADELO - O sonho de se tornar uma pessoa magra e saudável pode acabar por se tornar num pesadelo. Algumas das consequências das dietas radicais e mal geridas são, tonturas, falta de energia, anemia e até desmaios, em certos casos acabam por se desenvolver determinadas patologias. Qualquer regime radical e descontrolado traz consequências negativas ao organismo, além disso e nestes casos é muito provável que se volte a recuperar rapidamente o peso perdido.
Para emagrecer não é de um dia para o outro e de forma rápida como todos gostariam, é preciso adoptar uma nova postura de vida, baseada em novos hábitos alimentares e exercício.
DEVAGAR E SEMPRE - Perder peso de uma forma saudável é, assim, uma questão de tempo, disciplina, determinação e paciência, o mais adequado é que se perca 0,5kg e 1,5kg por semana.
Mais do que isso, a perda pode estar a ir além da gordura.
Geralmente o que ocorre é uma perda maior de peso no inicio do tratamento, mas a tendência com o tempo è a estabilização.
TRATAMENTOS - Embora o tratamento da obesidade deva ser personalizado, em geral o mais correcto é aliar a restrição calórica à prática de exercício.
O exercício é importante porque ajuda significativamente na perda de gordura e no aumento de massa muscular.
PREVENÇÃO - Além do factor estético, que chega na maior parte das vezes a ser uma obsessão de verão, a perda e manutenção do peso estão directamente relacionadas com a prevenção e tratamento de determinadas patologias.
Além de grandes melhorias da componente cardiovascular, alguns quilos a menos, também podem resultar numa injecção de auto-estima, o que não representa qualquer contra-indicação para a saúde das pessoas.
ALIMENTE-SE DE FORMA ADEQUADA, EXERCITE-SE COM REGULARIDADE E SINTA-SE BEM!!!

A MUSCULAÇÃO E AS SUAS FINALIDADES

Apesar da variadíssima informação que existe sobre exercício, existem também muitos mitos sobre o treino de força (Musculação).
Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, a musculação tem várias finalidades distintas, e são:
ESTÉTICA
Desenvolvimento e manutenção da estética corporal.
TERAPÊUTICA
Correcção e/ou estabilização de desvios e disfunções orgânicas, reabilitação.
PROFILÁTICA
Prevenção de desvios posturais e distúrbios funcionais.
CONDICIONAMENTO
Desenvolvimento e aperfeiçoamento das funcionalidades das estruturas neuromusculares.
COMPETITIVO
Fitness e Culturismo
POPULAÇÕES ESPECIAIS
Adolescentes, Idosos, Grávidas, Cardiopatas, Hipertensos, Diabéticos, Obesos e Atletas.

segunda-feira, maio 12, 2008

DIABETES

A Diabetes Mellitus caracteriza-se por uma menor produção do hormônio Insulina, provocando aumento dos níveis da glicose sanguínea.
As causas podem ser várias, tais como hereditariedade, obesidade, alimentação desequilibrada, sedentarismo, idade, etc...
A Organização Mundial de Saúde classifica um individuo como Diabético, quando os níveis de glicose no sangue se encontram em valores acima dos 140mg/dl. Existem duas variantes da Diabetes, tipo I e tipo II.
DIABETES MELITO TIPO I
Os Diabéticos tipo I são também conhecidos por insulino dependentes, pois são caracterizados por apresentarem quadros de baixos níveis de insulina ou mesmo inexistência de produção da mesma.
"A Diabetes tipo I instala-se de forma mais rápida e é mais difícil de controlar e é tratada por injecções de insulina." (Pollock 1993)
DIABETES MELITO TIPO II
Os Diabéticos tipo II são frequentemente denominados como não insulino dependentes, existem neste caso moléculas defeituosas de insulina que não são eficientes para fazer com que a glicose não entre na corrente sanguínea.
"A Diabetes tipo II instala-se, geralmente de forma insidiosa, e resulta de uma produção reduzida de insulina pelo pâncreas ou de uma diminuição da sensibilidade dos receptores celulares à insulina. É tratada inicialmente com dieta e exercício, agentes hipoglicemantes orais." (Pollock 1993)
EFEITOS DA ACTIVIDADE FÍSICA
A prática de exercícios provoca a elevação da sensibilidade dos tecidos à insulina, e, com isso, a tolerância à glicose aumenta, permitindo dessa forma, menor restrição de glícidos.
A actividade física é útil para optimização das capacidades funcionais, controle de peso, modulação dos níveis glicêmicos e redução de outros factores de risco para o desenvolvimento de patologias cardiovasculares.
RECOMENDAÇÕES
Segundo o ACSM, um Diabético deve exercitar-se 5 a 7 dias por semana, apesar do treino poder ser complementado com treino de força, a actividade predominante deve ser a aeróbia com 30 a 40 minutos por sessão com intensidades compreendidas entre 50 a 60% do VO2máximo.

domingo, maio 11, 2008

TREINO DE FORÇA E OS JOVENS


O treino com pesos para adolescentes, é uma area ainda controversa para alguns profissionais da area do exercício e população em geral.
Desde à muitos anos que os adolescentes tem vindo a ser desmotivados para a prática de treino de força, com receios que este tipo treino venha a causar eventuais problemas ostearticulares.
Com o passar do tempo e de acordo com a minha expriênçia profissional em ginásios, não tenho verificado problemas relacionados a lesões sérias em adolescentes causadas pelo treino de força. Com as devidas precauções os riscos são bastante limitados, e como não se deve negligenciar a saúde de ninguém, especialmente quando trabalhamos com adolescentes, existem pontos a considerar:

- Mesmo que o adolescente treine com pesos, deve também efectuar outro tipo de actividades que envolvam desenvolvimento da coordenação, agilidade e componente cardiorespiratória.

- O treino para adolescentes deve ter maior volume e menor intensidade, ou seja, mais repetições e menor carga.

- Inicialmente deve-se optar por exercícios de fácil execução.

-Aquecimento e retorno à calma são indispensáveis.

-O treino deve ser prescrito e supervisionado por profissionais especializados.

Para todos aqueles que se possam interessar por este tema e para que não restem dúvidas, faço duas sugestões bibliográficas;
Sewall e Micheli, L.J. STRENGTH TRAINING FOR CHILDREN
Weltman, A. THE EFECTS OF STRENGTH TRAINING IN PUBERTAL

UMA DOSE DE ESPINAFRES

Cientistas da Universidade de Rutgers em New Jersey (EUA), afirmam que está comprovada a tese do "Marinheiro Popeye", que comer espinafre contribui significativamente para o aumento dos músculos.
Os pesquisadores retiraram esteroides presentes nas folhas de Espinafre e analisaram a sua acção com o tecido muscular humano. Concluíram que os esteroides derivados da folha de espinafre aumentaram a velocidade do crescimento da massa muscular em cerca de 20%.

Para todos aqueles que desejam contar com a ajuda do espinafre para ficarem mais fortes, então bom apetite e saboreiem pelo menos 1kg por dia da milagrosa verdura.

"Saúde em Movimento"