sábado, janeiro 26, 2008

ANTES E DEPOIS

Uma sessão de treino, seja de que tipo for , deve ser composta em três partes.
Aquecimento, trabalho especifico e retorno á calma.
Qualquer uma destas três fases do treino é de grande importância, sendo que o aquecimento e o retorno à calma por vezes é esquecido, e tal não deve acontecer.
O aquecimento tem carácter preventivo e preparatório e deve ter em média duração de 10 a 15 minutos.
-Facilita a transição de repouso para esforço.
-Facilita o alongamento dos músculos posturais.
-Aumenta a circulação sanguínea.
-Aumenta a temperatura corporal.
-Melhora a amplitude dos movimentos.
-Melhora o rendimento muscular.
-Previne lesões.
O retorno à calma, tal como o aquecimento tem carácter preventivo e deve ter em média 10 minutos .
-Permite a recuperação gradual da fase de trabalho especifico.
-Atenua as respostas circulatórias.
-Baixa a pressão arterial e frequência cardíaca.
-Reduz a possibilidade de hipotensão após o exercício.
-Facilita o arrefecimento corporal.
-Diminui a possibilidade de complicações cardiovasculares.
-Tem efeito relaxante.

MITOS & MENTIRAS

Nos dias que correm somos bombardeados com muita informação de variadíssimas áreas e temas por revistas, jornais, televisão e Internet, mas existe um problema relacionado com toda esta informação, a sua fiabilidade.
Em 1995 o National Institute of Health, o Center for Disease Control and Prevention e o American College of Sports Medicine, realizaram congressos internacionais para a discussão de toda literatura existente sobre Actividade Física.
Contrariando muitos dos mitos e mentiras que circulam sem qualquer fundamento cientifico, com base nas publicações decorrentes desses encontros, comento alguns desses mitos.
"ACTIVIDADE FÍSICA MÍNIMA É O IDEAL"
O consenso estabelecido foi que actividade física diária que promova um desgaste calórico médio diário de 200 kcal, já é o suficiente para diminuir o risco de desenvolvimento de doenças cronicas. No entanto pessoas mais activas apresentam riscos menores.
"O TREINO COM PESOS DIMINUI A FLEXIBILIDADE E A VELOCIDADE"
Diversos artigos documentam os efeitos opostos a essas afirmações.
Além disso a expriência empírica de treinadores e atletas de diversas modalidades, comprova que os seus desempenhos e performances estão associados ao treino com pesos.
"EXERCíCIOS COM PESOS POTENCIAM A HIPERTENSÃO"
Existem artigos científicos que comprovam a redução da pressão arterial em pessoas treinadas com pesos, mesmo sendo como segunda opção visto que se deve incidir no treino cardiovascular em pessoas com hipertensão, o treino com pesos tem efeitos benéficos em hipertensos.
"OS EXERCíCIOS AERÓBICOS SÃO MAIS SAUDÁVEIS"
De acordo com várias pesquisas, diversos tipos de actividade física apresentam os mesmos benefícios para a saúde, quaisquer que sejam as características do metabolismo energético e da contracção muscular, diferindo apenas com relação ao grau e ao tipo de aptidão física.
"OS EXERCÍCIOS COM PESOS REPRESENTAM GRANDE RISCO DE LESÕES"
As estatísticas demonstram que a incidência de lesões músculo-esqueléticas é muito baixa em programas de treino com pesos devidamente orientados.
"TREINOS COM PESOS PREJUDICAM O CRESCIMENTO DOS ADOLESCENTES"
Nunca foram evidenciados malefícios para o crescimento ou para as cartilagens articulares de adolescentes que treinem com pesos.
Aliás existem evidencias que sugerem o beneficio de treino com pesos na adolescençia tendo um efeito preventivo contra o risco de lesões em praticantes de outras modalidades

OVERTRAINING

Com o aumento da super valorização do corpo perfeito, objectivando melhores resultados atletas e praticantes de actividade física tem sido alvos de grandes volumes e intensidades de treino.
Mas este tipo de relação com a actividade física em vez de benefícios só tem malefícios, o excesso de treino impede que existam adaptações físiologicas podendo originar o overtraining.

Um estado originado pela sobrecarga exagerada de treino sem que haja a devida recuperação, provocando no organismo graves alterações cardiovasculares, metabólicas, hormonais, motoras e psicológicas, que causam estagnação ou perda significativa das performances.

Estudos revelam além da sobrecarga imposta pelo excesso de treino, existem outros factores que podem predispor um individuo à síndrome do overtraining, o excesso de competições, treinos monótonos e repetitivos, condições patológicas pré-existentes, alimentação inadequada e a falta de um profissional especializado na área do exercício.

MAIS NÃO SIGNIFICA MELHOR, CUIDE DE SI TREINANDO BEM!!!

SEDENTARISMO

Hoje em dia fala-se muito de tecnologia, consumismo imediato, qualidade de vida, bem estar, mas será que sabemos o que tudo isto realmente representa? Será que temos uma vida com qualidade? Eu diria que não...
Pois cada vez mais usamos o elevador em vez da escada, pegando neste pequeno exemplo e se cada um de nós pensar um pouco mais nos hábitos diários possivelmente concluiremos que afinal não temos assim tanta qualidade de vida.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, "O sedentarismo vem crescendo de forma alarmante no mundo inteiro, deixando de ser uma preocupação estética para se transformar num problema de saúde pública, numa epidemia global".
Associada ao sedentarismo está a obesidade, pois a ingestão calórica é superior ao gasto, e para combater esse mal é necessária uma reeducação de hábitos diários.

Com todos os hábitos sedentários que tem grande parte das populações, eu diria que a obesidade e o excesso de peso são as marcas registradas da civilização actual.
A obesidade e o excesso de peso estão associados a dois factores, ausência de actividade física e a relação quantidade/qualidade do que se come.
O aumento progressivo do peso corporal e da % de gordura podem originar algumas patologias, tais como: Doenças Vasculares Periféricas, Hipertensão, Doenças Cardiovasculares, Diabetes, Osteoartrite entre outras.
O Combate à obesidade e ao excesso de peso depende de alguns factores, passando pela reeducação alimentar, prática de actividade física e por vezes cuidados médicos.

No caso da actividade física e ou programas de treino deve-se levar em atenção um factor importantissimo, a individualidade biológica, pois cada individuo responde de forma diferente ao exercício.
Contudo é dito e sabido que ficar sentado no sofá não traz grandes benefícios à saúde , muito pelo contrário, até contribui e de forma significativa para um processo degenerativo da saúde.
Existem inúmeros meios e métodos cientificamente seguros e eficazes para combater este mal.

Conclusão, está na altura de escolher a actividade ou modalidade que mais lhe agrade e lute por uma vida mais saudável!!!

PERSONAL TRAINER

Não se pode negar a importânçia que tem determinados profissionais da área do exercício, nomeadamente o Personal Trainer que tem assumido um papel fundamental no aumento da prática de actividade física por parte das pessoas que procuram estes profissionais.

Como o próprio nome indica "Personal Trainer", é um treinador pessoal ou seja é um profissional da área do exercício que avalia, prescreve exercício, e acompanha o seu cliente no treino, orientado e supervisionando ajuda-o a tirar os maiores benefícios da actividade física, reduzindo simultaneamente o risco de lesões.

Quem quiser tirar maior proveito do seu treino, seja qual for a actividade ou objectivo, precisa de profissionais qualificados e responsáveis.

A FASE DE ADAPTAÇÃO

Para tudo o que nos propomos ou somos sujeitos, precisamos de nos adaptar, na actividade física a adaptação não será uma excepção.
Com alguns anos de expriênçia na área do exercício, venho com o passar do tempo a constatar que muitos, e apesar do aconselhamento e supervisão nas salas de exercício, ignoram a fase de adaptação num programa de actividade física, objectivando os resultados rápidos, efectuam-se treinos indevidos e outras variadíssimas incoerências. Muitas vezes e principalmente entre os jovens, existem uma maior vontade em obter ganhos de massa muscular de forma rápida, fazendo com que ao fim de poucas semanas de treino alterem treinos e aumentem cargas. E na maioria das vezes sem noção de como esse facto os possa prejudicar.
Todo e qualquer programa de treino precisa de adaptação anatómica e fisiológica.
Não estou com isto afirmar que é errado aumentar cargas nos exercícios, mas os aumentos excessivos podem ser prejudiciais, numa fase de adaptação não se devem efectuar exercícios com cargas próximas do limite.



Se pretende fazer da musculação uma actividade para a vida toda, se não tem pressa de alcançar os resultados e se tem a noção de que passo a passo chega aos seus objectivos, então pode fazê-lo beneficiando a sua saúde, basta que treine sob orientação e supervisão de profissional especializado.