terça-feira, novembro 13, 2007

TREINO DE FORÇA


Muitos desiquilibrios musculares e com lesões associadas, são gerados por um trabalho assimétrico.

Deve-se tentar executar sempre os exercícios com o máximo de correcção postural, treinando em qualidade e não em quantidade.

Cada fibra muscular pode encurtar-se até um terço do seu comprimento total. Para que qualquer contracção seja eficiente, existem alguns pontos a ter em atenção num programa de treino de força.

- Efectuar exercícios para músculos que participam em movimentos de grande amplitude, por exemplo, Quadricipítes e Bícipes.

- Trabalhar agonistas e antagonistas, músculos de acções contrárias.

- Efectuar treinos versáteis, variar o treino o tanto quanto possivél, pois o mesmo plano de treino o ano todo não tem nada de benéfico.

- Realizando alongamentos antes, durante e depois de cada treino, conseguem-se prevenir lesões e promover a flexibilidade.

- Com treino cardiovascular, enquadrado com o treino de força, conseguem-se melhorias metabólicas.

O treino de força associado, ao treino cardiovascular e flexibilidade permite melhorias significativas no rendimento desportivo e funcionamento muscular em geral.

ACTIVIDADE FISICA COMBATE INSUFICIÊNCIA CARDIACA

A actividade física diária contribui para a reversão dos efeitos da insuficiência cardíaca, ampliando o crescimento de novas células musculares e vasos sanguíneos, disseram cientistas Alemães no encontro da American Heart Association.
Apesar dos voluntários, normalmente, encontrarem dificuldades na prática de actividade física, a pesquisa efectuada pela Universidade de Leipzig demonstrou que aqueles que se exercitaram 30 minutos diários em bicicleta ergométrica, durante seis meses, tiveram um aumento de 166% nas células progenitoras, células essas responsáveis pela multiplicação das células reparadoras dos músculos.
"Saúde em Movimento"

segunda-feira, novembro 12, 2007

AVALIAÇÃO DA APTIDÃO FÍSICA

Nos dias que correm, devido ao acelerado ritmo de vida imposto pela vida quotidiana, para muitos o tempo dísponivél para a prática de exercício físico reduz-se drasticamente, apesar disso a população tem cada vez mais a consciência da importância de uma vida mais activa fisicamente.



O Personal Trainer deve estar apto a realizar uma avaliação da aptidão física antes de prescrever qualquer programa de treino. É fundamental entender que o princípio da individualidade deve ser respeitado e as falsas promessas repudiadas. A base da prescrição de treino passa sempre por uma eficiente avaliação, e uma boa avaliação depende muito da capacidade do avaliador (Personal Trainer) em interpretar os respectivos resultados.

BENEFÍCIOS DA ACTIVIDADE FÍSICA

Várias pesquisas vêm demonstrando que existem de facto muitos benefícios da actividade física para a saúde. Segundo o ACSM (2000) estes podem ser conseguidos com exercícios que levem a um gasto calórico mínimo de 1000 kcal por semana.

REDUZEM O RISCO DE:

Morte Prematura

Desenvolver Diabetes

Desenvolver Hipertensão

Desenvolver DAC

Desenvolver Cancro do Cólon

REDUZEM:

Pressão Arterial em repouso, de indivíduos hipertensos

Frequência cardíaca em repouso

Sentimento de depressão e ansiedade

AUXILIAM:

Controle do peso corporal

Manutenção e desenvolvimento de ossos e músculos

Desenvolvimento de força e agilidade

Sentimento de bem estar

AVALIAÇÃO FUNCIONAL

Para se efectuar uma avaliação, existem factores a levar em especial atenção, como por exemplo a ordem de execução dos vários testes. De acordo com as recomendações do ACSM, no âmbito dos ginásios e treino personalizado as avaliações devem ser efectuadas pela seguinte ordem:

AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL

Testes e recolha de dados com que se estimam os constituintes corporais, peso, altura, Imc, % de gordura, % de água corporal e densidade óssea.

AVALIAÇÃO DA APTIDÃO CARDIORESPIRATÓRIA

Os testes escolhidos devem ser submáximos, onde se estimam frequência cardíaca, pressão arterial, vo2 e frequências cardíacas de treino.

AVALIAÇÃO DA APTIDÃO MUSCULAR

Testes com vários exercícios de força, com os quais se podem estimar valores de força máxima e resitênçia.

AVALIAÇÃO DA FLEXIBILIDADE

Testes com que se podem medir a capacidade de mobilidade articular, através da amplitude máxima de um movimento.

quarta-feira, novembro 07, 2007

O NOSSO ORGANISMO

O corpo humano é um tema extraordinário, e também uma máquina maravilhosa, e quando falamos de exercício e saúde, temos de entender com funciona...


O CORPO HUMANO
Existem mais de seis biliões de seres humanos na terra.
Mas cada um de nós é um ser único. Somos diferentes no tamanho, na altura e na forma.
O corpo humano é estruturado de acordo com um padrão pré-estabelecido e funciona sempre da mesma maneira.
ANATOMIA
A anatomia é uma ciência que estuda a estrutura e a forma dos nossos corpos, estuda também a relação entre a estrutura de uma parte do corpo humano e a sua função.
Podendo ser abordada a diferentes níveis e pode encarada de uma perspectiva sistémica ou regional.
FISIOLOGIA
A fisiologia é uma ciência que estuda os processos ou funções do corpo humano.
É importante reconhecer as estruturas como peças dinâmicas, e através delas e das suas acções investigar processos, tais como, trocas gasosas, contracção muscular, termorregulação, etc...
Os principais objectivos dos estudos fisiológicos são compreender e prever as diferentes respostas do organismo aos diferentes estímulos.

NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO

Químico, representa átomos e moléculas que constituem todas as substâncias que são essenciais para a manutenção da vida.
Celular, representa a base estrutural e funcional do organismo, todos os organismos vivos são estruturalmente, um agregado de células que asseguram o seu funcionamento global.
Tecidos, representa o agrupamento dos diferentes tipos de células em grupos de características semelhantes quanto á sua forma, função e origem.
Órgãos, refere um nível de organização mais complexa em que vários tecidos se integram para formar uma estrutura capaz de reunir funções especificas.
Aparelhos e sistemas, traduz a relação de vários órgãos, que têm uma função mais ampla e mais complexa.