quarta-feira, outubro 31, 2007

CHEST TRAINING SYSTEM

Se é uma daquelas pessoas, que acredita que não consegue incrementar um pouco mais de volume no seu peito e formas um pouco diferentes, depois de ler este meu artigo, acredito que irá mudar de opinião e a forma de treinar.
O tempo de profissão e os ginásios por onde tenho passado, como atleta bem como professor, tem-me permitido observar, e passado todo este tempo consigo ter uma visão bastante realista de um problema comum a grande parte das pessoas, a periodização.

Não só no treino de peito, mas como em todos os grupos musculares, é importante variar com frequência o ângulo de execução dos exercícios, bem como o numero de series e repetições.
Em qualquer boa rotina de treino de peito, deve estar contemplado pelo menos um exercício de aberturas, é imprescindivél existir uma conexão entre a mente e o músculo, tal como não se deve descurar a fase excêntrica (negativa) do movimento.
Como tal deixo-vos uma sugestão de um programa de treino para peito, que contempla quatro exercícios por treino, dois treinos por semana, onde o quarto execício é de escolha livre variando entre Peck Deck e Crossovers.
1ª, 4ª e 7ª Semana
Supino plano c/barra
Supino inclinado c/halteres
Aberturas declinadas
-------------------------------------
Supino plano c/barra
Supino declinado c/halteres
Aberturas inclinadas
--------------------------------------
2ª, 5ª e 8ª Semana
Supino inclinado c/barra
Supino plano c/halteres
Aberturas declinadas
-------------------------------------
Supino inclinado c/barra
Supino declinado c/halteres
Aberturas planas
-------------------------------------
3ª, 6ª e 9ª Semana
Supino declinado c/barra
Supino plano c/halteres
Aberturas inclinadas
------------------------------------
Supino declinado c/barra
Supino inclinado c/halteres
Aberturas planas
-----------------------------------
1ª, 2ª, 3ª, 7ª, 8ª e 9ª semana, efectuar cada um dos exercícios a 3 series, com 70% a 80% da carga para 1 repetição, e 12 a 8 repetições por serie.
4ª, 5ª e 6ª semana, efectuar cada um dos exercícios a 3 series, com 60% da carga para 1 repetição, e 15 repetições por serie.

PREVENÇÃO DA PERDA ÓSSEA

Cientistas do conceituado Johns Hopkins Hospital afirmaram recentemente, que as caminhadas podem contribuir para a reversão da perda da massa óssea, quando associada a um tratamento comum contra o cancro, diminuindo, por consequência, o risco de fracturas e osteoporose.
O estudo contou com voluntários que estiveram em tratamento com privação de androgênio e terapia.

Os resultados apontam para que, após dois meses, as caminhadas regulares de passadas rápidas, durante meia hora diária, cerca de cinco dias por semana, potenciam o aumento da massa óssea em cerca de 0.49%.

O grupo de controle, que não realizou qualquer tipo de exercícios físicos, apresentou uma perda de cerca de 2.2% num período de dois meses, comum em pessoas de idade avançada mesmo estando saudáveis.

"Saúde em Movimento"

segunda-feira, outubro 29, 2007

ESTERÓIDES ANABOLIZANTES E O CAMINHO DA ILUSÃO

Ao longo dos anos tem vindo a aumentar o numero de consumidores de esteróides anabolizantes, com o objectivo de moldar o corpo, ganhar força, resistência e velocidade.
Os danos causados pelo seu consumo, podem ser vários e irreversíveis.
A busca de corpos perfeitos está a levar cada vez mais pessoas por um caminho muitas vezes sem regresso.
Os esteróides anabolizantes, são substâncias sintéticas similares aos hormônios sexuais masculinos, e promovem o aumento da massa muscular.
A massa corporal aumenta, porque os anabolizantes tem a capacidade de aumentar a síntese proteica no organismo, sendo que também provocam o aumento da ret
enção hidríca e consequentemente o inchaço muscular.
Grande parte das pessoas desconhece, mas habitualmente os esteróides anabolizantes tem finalidades terapêuticas, só que ministrados em dosagens adequadas e segundo prescrição médica.
Está provado cientificamente que o consumo de anabolizantes pode originar danos na saúde de quem os consome, podendo desenvolver determinadas patologias, tais como, distúrbios comportamentais, endócrinos, cardiovasculares, hepáticos e musculoesqueléticos.
Com a evolução do mercado dos suplementos nutricionais, nos dias que correm já existem opções fiáveis de produtos alternativos aos anabolizantes, sem qualquer risco para a saúde.
Antes de tomar anabolizantes, pense na sua saúde...


domingo, outubro 21, 2007

MR. BLOND A ARTE E O BOXE

João Louro, tem uma vida dedicada à arte e à prática desportiva em especial ao Boxe...




João Louro é meu grande amigo e cliente, vive e trabalha em Lisboa. Estudou Arquitectura na Faculdade de Lisboa e Pintura na Escola de Arte e Comunicação ARCO.



No passado dia 25 de Outubro inaugurou a exposição de vários dos seus trabalhos intitulada de "BIG BANG", na galeria Cristina Guerra Contemporary Art, na Rua Santo António à Estrela em Lisboa.

Estreou na Culturgest no passado dia 26 de Outubro o filme "BLIND RUNNER - UN ARTIST UNDER SURVEILLANCE", realizado por Luis Alves de Matos, que relata a vida e o trabalho de João Louro.

Considera-se um cidadão do mundo e depois das mil profissões que teve, dedicou-se à Arte e à paixão que tem pelo Boxe.

Enquanto Personal Trainer de João Louro, o trabalho que desenvolvo com ele é de condicionamento geral, que vai desde a componente cardiovascular, treino de força e trabalho técnico de boxe.


sábado, outubro 20, 2007

BCAA'S vs CATABOLISMO

BCAA'S (Brancheid Chain Aminoacids) os aminóacidos de cadeia ramificada e essenciais (Valina, Leucina, Isoleucina), os quais contém uma estrutura molecular de várias cadeias laterais, unidas á sua própria configuração básica.
São considerados essenciais porque temos necessidade de os consumir, e o nosso organismo não tem capacidade para os sintetizar. Trabalham de forma eficaz contra o catabolismo, e promovem a rápida recuperação muscular.

Os BCAA'S são uma ajuda ergogénica, estimulam dois dos processos mais desejados no rendimento desportivo, que são, a produção de energia para o trabalho muscular e o processo anabólico natural nas células musculares.
Recomenda-se 1 a 4 grms de cada aminóacido, em dias de treino divididas em duas tomas, uma 30 minutos antes do treino e outra imediatamente após.

sexta-feira, outubro 19, 2007

"SAÚDE E BELEZA"

Já abriu próximo das Amoreiras, "BEAUTY STETIK & SPA"
um espaço criado a pensar em si.

A "BEAUTY STETIK & SPA" é um espaço onde reina a saúde, beleza e o bem estar, à sua disposição tem uma vasta linha de serviços e produtos de grande qualidade e uma equipa de técnicos altamente qualificados, onde o tratamento é de requinte.

"BEAUTY STETIK & SPA"
Tem para si, Tratamentos de Rosto, Tratamentos de Corpo, Alta Cosmética,Programas SPA/Termas Urbanas , Depilação a Cera, Depilação a Lazer, Manicura e Pedicura, Medicina Tradicional Chinesa e Nutrição.

Não perca as campanhas promocionais de abertura!

Cuidar de si nunca é demais, visite "BEAUTY STETIK & SPA".

Recomenda-se
"BEAUTY STETIK & SPA", junto ás Amoreiras na Rua D. João V nº 29 - 2ºdto 1250-089 Lisboa Tlm: 91 257 15 20

segunda-feira, outubro 15, 2007

KICKBOXING ( RUI CARVALHO & HUGO OLIVEIRA )

Quem é que não os conhece?
Todos conhecemos...

Estou-vos a falar de dois atletas de renome do Kickboxing nacional, Hugo Oliveira um jovem de 27 anos, actual campeão nacional de profissionais de Muay-Thay na categoria de 60kg , e Rui Carvalho um veterano de 36 anos, também campeão nacional de profissionais de Thay-Kick na categoria de 67kg. Eles estão de volta ao trabalho e já começaram a pré-época...



Têm ambos uma particularidade, são dois guerreiros por natureza, e foi com enorme prazer que aceitei o convite destes dois atletas, para os preparar físicamente. Como tal desde o passado dia 8 que sou o preparador físico destes dois senhores do Kickboxing nacional.

Iniciamos os trabalhos posteriormente ás respectivas avaliações de aptidão física, em que consistiram as avaliações morfológica, cardiorespiratória, rml e flexibilidade. Têm ambos combates agendados para o final do próximo de Novembro.

BOA SORTE CAMPEÕES!!!



sexta-feira, outubro 12, 2007

BOXE UMA TRADIÇÃO NOS DESPORTOS DE COMBATE

UM POUCO DE HISTÓRIA...

Um dos desportos mais antigos do mundo, existe desde o ano 776 a.c., remontando à época dos jogos Pan-Helênicos, olimpíadas realizadas em Olimpía na antiga Grécia, os grandes vencedores dos confrontos ganhavam um grande coroa de oliveira selvagem.

O facto do Boxe ser alcunhado de Nobre Arte, deve-se ao facto do nobre inglês Marques Queensbury, entusiasta do boxe que resolveu dar-lhe determinadas regras, tornando-o mais justo, equilibrado e menos violento.

O uso de luvas, divisão de pesos, limitação de rounds, foram criados e então o Boxe passou a ser considerado pelo mundo ocidental como um verdadeiro desporto.
A primeira luta legalizada de Boxe ocorreu a 7 de Fevereiro de 1882 nos Estados Unidos.

Em 1896, data dos primeiros jogos olímpicos do mundo moderno, o Boxe foi incluído como modalidade.
Tendo passado a ser classificado como amador, surgindo assim o Boxe amador, que possui regras diferentes do Boxe profissional.
A REALIDADE DOS DIAS QUE CORREM...
O Boxe continua, e apaixonar cada vez mais gente, contrariando mitos e por experiência própria o Boxe não é uma modalidade violenta, pois tudo depende da vertente em que se pratica o Boxe, se competição ou lazer.

Vai sendo cada vez mais usual encontrar a modalidade em clubes e ginásios, pois é procurada por todo o tipo de pessoas e idades. É dirigida a todos, os que pretendam aprender boxe, as aulas da nobre arte visam a aprendizagem e aperfeiçoamento das técnicas de defesa e ataque, e o condicionamento geral, é uma excelente modalidade para melhorar a condição física, principalmente a componente cardiovascular e coordenação motora.

Venha experimentar o seu treino personalizado de Boxe, uma aula à sua medida. Para qualquer informação, contacte-me: ptandme@sapo.pt ou jmfbasto@gmail.com

quinta-feira, outubro 11, 2007

NUTRIÇÃO E UM POUCO DE HISTÓRIA

Através dos tempos o homem desnvolveu capacidades para procurar os alimentos necessários para saciar a fome. Pode-se afirmar que foi o estimulante indespensável ao desenvolvimento das capacidades cerebrais dos primeiros hominídeos, que se distiguiam dos outros animais, não só pela sua fragilidade fisíca mas também pala sua astúcia.

O tipo de alimentação dos povos das diferentes regiões, ajuda-nos a compreender um pouco da sua história. Existe na verdade uma forte relação entre a localização geográfica de um povo e os seus hábitos e comportamentos alimentares.

Com a evolução dos tempos, tem surgido o conceito de nutrição clínica, assim sendo compreende-se que, erros e excessos alimentares sistemáticos, bem como o défice alimentar podem originar determinadas patologias, existem também as terapias alimentares que contribuiem no combate e prevenção de patologias.

O organismo necessita diáriamente de determinadas quantidades de nutrientes, necessidades essas que foram calculadas por meios e métodos científicos, assim sendo existem as doses diárias recomendadas em que todos esses valores nutricionais constam em tabelas, chamadas de tabelas nutricionais.

Devemos manter uma dieta adequada ás nossas necessidades, tanto em quantidade como em qualidade.

A carência de nutrientes, pode dar origem a vários problemas, habitualmente em países sub-desenvolvidos existe uma prevalência para estes problemas, e consequentemente a taxa de mortalidade é aumentada em relação a países desenvolvidos.

As necessidades energéticas de cada pessoa varia consoante, idade, sexo, peso, altura, estado de saúde e nível de actividade física.
No ser humano a alimentação é o combustivel usado para assegurar a sua sobrevivênçia, e para tal consome energia de três formas, METABOLISMO BASAL energia necessária para manter a correctamente todas as funções orgânicas em repouso, sendo o principal contribuinte para os gástos energéticos diários, que variam em média entre os 60 e 70%, EFEITO TÉRMICO a energia que gastamos para fazer a digestão dos alimentos e ACTIVIDADE FÍSICA que varia de pessoa para pessoa conforme o estilo de vida.

As necessidades energéticas diárias de cada um, terá de ser um valor suficiente para cobrir a soma do metabolismo basal, efeito térmico e nível de actividade física.

"A alimentação faz-nos pequenos ou grandes, imbecis ou inteligentes, frágeis ou fortes, insociáveis ou capazes de saudável convivência... No fundo somos o que comemos."
(Alimentação e saúde , Emilio Peres)

terça-feira, outubro 09, 2007

ALONGAMENTOS






ASSISTIDOS OU NÃO...








... DEVE FAZÊ-LOS SEMPRE
A sessão de alongamentos destina-se ao aumento da flexibilidade dos diversos grupos musculares, embora também possam ser um complemento das sessões de determinado trabalho específico, fazendo parte do aquecimento e retorno á calma.

E os seus beneficios são:

-Aumento da lubrificação dos diversos planos de deslizamento do musculo.

-Eliminação de possível rigidez e tensões musculares.

-Equilibrio muscular.

-Prevenção de lesões.

-Redução de stress e da ansiedade, devido aos efeitos relaxantes.

-Melhoria da recuperação muscular.

UMA AMIGA CHAMADA GLUTAMINA

A glutamina tem sido sempre considerada como um aminoácido não essencial.
Algumas investigações questionam esta afirmação, provando a verdadeira importância da glutamina na nossa nutrição, considerando-a como aminoácido essencial durante os periodos que o nosso organismo sofre com o stress produzido pelos treinos intensos.
A glutamina é um dos aminoácidos mais abundantes no nosso organismo, os musculos, células intestinais, rins, figado, e sistema imunitário usam e necessitam de glutamina em grandes quantidades, muito mais no caso de individuos que habitualmente treinam de forma intensa.
As funções da glutamina no metabolismo dos diferentes orgãos e tecidos, são múltiplas:
-Constituinte de proteinas e peptidos corporais.
-É percursor dos aminoaçucares.
-Transportadora de nitrógenio.
-Reguladora da sintese hepática da glucose.
Todas estas funções são importantes em condições fisiológicas.
A forma de proteger as proteinas contráteis do musculo, só é assegurada por uma ingestão adequada de glutamina, mediante uma dieta rica em proteinas com um suplemento adicional de glutamina.
Recomenda-se uma toma diária de 200mgr p/kg de peso corporal

segunda-feira, outubro 08, 2007

HIPERTENSÃO

Exercicios fisicos são parte integrante da prática e preparação desportiva, mas são também utilizados em medicina com finalidades diversas. Cada vez mais os programas de exercicio fisico são prescritos com objectivos prófiláticos, tratamento e reabilitação de doenças .

Considera-se HIPERTENSÃO, a pressão arterial com valores acima de 140/90 em adultos com mais de 18 anos. Mas elevações ocasionais da pressão arterial ocorrem com exercicios fisicos, nervosismo, e consumo de drogas, tabaco, álcool e café.

A obesidade, hábitos de vida sedentários e excesso de sal são alguns dos potenciadores da HIPERTENSÃO, sendo chamada por muitos de "assassino silêncioso", pois na maioria dos casos não são observardos quaisquer sintomas durante anos.

ACTIVIDADE FISICA NA HIPERTENSÃO

Para que o exercicio fisico traga beneficios à que ter em atenção, o grau de doença, intensidade, frequênçia e duração de cada sessão de treino. O exercicio dinâmico aeróbio comprovadamente reduz a pressão arterial, no entanto um programa de treino para um hipertenso pode ser completado com alguns exercicios localizados, realizados também de forma dinâmica e de baixa intensidade. De acordo com as recomendações do ACSM, o treino cardiovascular deve ser realizado entre 40 a 70% da Fc Reseva, com uma frequênçia minima de 3 sessões p/semana e 30 a 45m de duração p/sessão.

domingo, outubro 07, 2007

ACTIVIDADE FISICA E OS JOVENS





NÃO DEIXE O SEU FILHO SER SEDENTÁRIO








O crescimento, o desenvolvimento, e a maturação são entidades
biológicas, psicológicas e sociais durante as nossas vidas.

Sabe-se que as nossas prestações fisico-desportivas tem uma relação com a idade, na fase da adolescência devemos ter em especial atenção, todas as características fisicas e psicológicas do adolescente.

Falamos de crescimento para nos referirmos, ao incremento quantitativo das dimensões corporais e variações absolutas que ocorrem até aos 19-21 anos. A actividade fisica deve proporcionar aos jovens, uma melhoria de todo o sistema locomotor, e consequentemente um desenvolvimento harmonioso.

Não será errado afirmar que o incentivo à actividade fisica na infânçia e na adolescência, é de especial importânçia, tanto nos beneficios directos durante o crescimento, como mais tarde equanto adulto. Será assim mais fácil a prevenção de certas patologias.

As contra indicações para o exercicio nos jovens, são habitualmente pouco frequentes, podendo ser relativas e/ou transitórias.

De acordo com especialistas, nas suas maiores convicções quanto a programas de treino com jovens, a chave do sucesso recai na, apredizagem dos gestos técnicos e na segurança de execução dos exercicios. Quanto maior for o dominio de qualquer jovem atleta na execução dos exercicios, menores são os riscos de lesão.

RECOMENDAÇÕES METODOLÓGICAS

O treino de força máxima, tem nos 14-15 anos para rapazes, e nos 12-14 anos para raparigas, as idades mais favoráveis para este tipo de treino, embora com bastantes precauções

O treino de força explosiva tem a sua fase alta de desenvolvimento, entre os 11-15 anos nos rapazes, e raparigas entre os 11-14 anos.

O treino de força resistênçia ocorre, entre os 12-15 anos nos rapazes e raparigas, sendo para ambos um excelente periodo para o desenvolvimento deste tipo de treino.

" Ser Atleta é opção, mas a prática de exercicio é obrigação "

sábado, outubro 06, 2007

TREINO PERSONALIZADO






O QUE É O TREINO PERSONALIZADO?




É um processo de aplicação e execução de testes e exercicios, realizados de forma sistemática e individualizada.
Baseados em paramêtros morfológicos, biológicos e psicológicos, bem como na condição fisica e objectivos do cliente.

QUAIS OS TIPOS DE ACOMPANHAMENTO?

- Individualizado

-Duo

-Grupos reduzidos

QUAIS AS VANTAGENS DO TREINO PERSONALIZADO?

-Atendimento e acompanhamento individualizado.


-Atenção e supervisão, exclusivos e permanentes.


-Aumentar a eficácia dos programas de treino.


-Possibilidade de variar actividades e modalidades.


-Comodidade na escolha de horários e locais.


-Mais motivação e privacidade.

A QUEM SE DESTINA O TREINO PERSONALIZADO?

A todos os que queiram ou precisem, de exercicio para melhorar o seu quadro de saúde, aumentar a eficácia dos seus esforços, atendimento , orientação e atenção exclusivos.